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dc.contributor.advisor1Almeida, Eduardo Simões de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797699P4pt_BR
dc.contributor.referee1Freguglia, Ricardo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701518H1pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Lizia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784337A6pt_BR
dc.creatorLuz, Leonardo Neves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229219J3pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T12:06:49Z-
dc.date.available2016-02-12-
dc.date.available2016-02-26T12:06:49Z-
dc.date.issued2014-02-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/714-
dc.description.abstractThis study is aimedatunderstanding the relation betweeneducational effectiveness and inequality, with an educational production function framework. Two essays wereelaboratedaddressingdistinctly the existence of a possible trade-off between educationaleffectiveness and equity. The first essay aims to identify the determinants of the achievement and inequality of performance of municipal public schools based on the Mathematics test of the ProvaBrasil for the years 2007 and 2009.Individual characteristics of students, teachers and schools are taken into accountas well as variables related to the municipalities in order to identify the presence of a trade-off between educational efficiency and equity. The econometric approach is based on a hierarchical model into two levels (schools and municipalities), controlling for spatial dependence, so that regional determinants and spatial interaction among the municipalities in relation to the average performance of their schools are captured. The results reveal that there is no evidence of this trade-off. The incorporation of the variables at the municipal level also allowed toverify the importance of educational policy and socioeconomic characteristics of the municipalities in the explanation of the educational inequality. The second essay consisted in the estimation of a panel fixed effects, assuming the standard deviation of the average scores in the ProvaBrasil 2007 and 2009as the dependent variable, and assuming the same explanatory variables of the first essay,aggregated in municipal averages,. The central hypothesis tested was that there is aninvertedU-shaped relationship between educational equity and effectiveness, as described by the Educational Kuznets Curve, adapted to measure the parameters in terms of educational quality. The results indicated that, although not confirmed the hypothesis of Kuznets curve, it was found that there is no important trade-off between educational inequality and quality.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo compreender o relacionamento entre eficácia e qualidade educacionais, considerando, por base teórica a função-produção educacional. Foram produzidos dois ensaios abordando, distintamente, a existência de um possível trade-off entre eficácia e equidade educacionais. O primeiro ensaio teve por objetivo identificar os determinantes do nível e desigualdade de desempenho das escolas públicas municipais baseado no exame de Matemática da Prova Brasil para os anos de 2007 e 2009. Foram consideradas características individuais dos alunos, dos professores e das escolas, bem como variáveis relativas aos municípios. Foi adotadoum modelo hierárquico em dois níveis (escolas e municípios), controlando para dependência espacial, de modo que o papel dos determinantes regionais e a interação espacial entre os municípios em relação ao desempenho médio de suas escolas sejam capturados. Os resultados revelam que não há evidências do referido trade-off. A incorporação das variáveis em nível municipal permitiu, ainda, verificar a importância da política educacional e características socioeconômicas dos municípios na explicação da desigualdade educacional.O segundo ensaio consistiu na estimação de um painel de efeitos fixos, tendo o desvio-padrão das notas médias na Prova Brasil de 2007 e 2009 como variável dependente, assumindo as mesmas variáveis explicativas do primeiro ensaio, em médias municipais. A hipótese central testada foi a existência de uma relação em formato de U invertido entre a equidade e eficácia educacionais, seguindo a proposição da Curva de Kuznets, adaptada para mensurar os parâmetros em termos de qualidade educacional. Os resultados indicaram que, embora não tenha se confirmado a hipótese da Curva de Kuznets, não foi verificada a existência de um trade-off importante entre desigualdade e qualidade educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesigualdade educacionalpt_BR
dc.subjectEficácia educacionalpt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectEducational inequalitypt_BR
dc.subjectEducational effectivenesspt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleDois ensaios sobre eficácia e equidade na educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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