Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7103
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabianovieiratito.pdf4.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rita de Cassia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Michelle Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559977E4pt_BR
dc.creatorTito, Fabiano Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-28T13:10:07Z-
dc.date.available2018-08-22-
dc.date.available2018-08-28T13:10:07Z-
dc.date.issued2018-01-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7103-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF).The management case studied discussed the accuracy of the informational inputs to the flow of the Integrated System of Personnel Administration (SISAP) of the Regional Superintendence of Teaching of Ubá (SRE / Ubá); specifically the process of coding information transmitted by educational institutions through the Personnel Reports (RP1) and Occurrence Guide (GO). The objectives defined for this study were: to research, analyze and improve the information quality coming from state institutions of education belonging to the SRE/Ubá. The errors observed in the coding process of the information coming from the schools were hypothesized that they may cause damage to both, the State and the public servant. To do so, field research was used as a methodology in quantitative and qualitative terms, in an exploratory and descriptive way, using research instruments such as questionnaires and documentary analyzes. The results confirmed the existence of the research problem and demonstrated behavioral distortions in the routine of the School/SISAP’s information flow. These distortions were mainly in relation to the vehicles of communication; the non-employability of institutional knowledge and the dispersion process of the same institutional knowledge. The action plan had two perspectives of interventions for the evidences cleared: the ideal one (desirable) and the real one (feasible). The reason for such a section is the current financial calamity decreed by the State of Minas Gerais. The ideal Plan basically proposed the creation of software to fill out the RP1 and a search tool for the official SRE / Ubá website. The feasible proposal is based mainly on the informational education of flow operators and on improving the process of disseminating institutional knowledge. The main objective of these proposals of interventions is in the information culture development of the operators from the School/SISAP flow.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a precisão dos inputs informacionais para o fluxo do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SISAP) da Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá); especificamente, o processo de codificação das informações transmitidas pelas instituições de ensino através dos Relatórios de Pessoal (RP1) e Guia de Ocorrência (GO). Os objetivos definidos para este estudo foram: pesquisar, analisar e aprimorar a qualidade informacional oriunda das instituições estaduais de ensino pertencentes à SRE/Ubá. Levantou-se como hipótese que os erros observados no processo de codificação das informações advindas das escolas podem causar prejuízo ao Estado ou ao servidor público. Para tanto, foi empregada como metodologia a pesquisa de campo, em termos quantitativos e qualitativos, de forma exploratória e descritiva, utilizando instrumentos de pesquisas como questionários e análises documentais. Os resultados confirmaram a existência do problema de pesquisa e demonstraram distorções comportamentais na rotina do fluxo informacional Escola/SISAP. Essas distorções foram principalmente em relação aos veículos de comunicação; à não empregabilidade do conhecimento institucional; e ao processo de dispersão desse conhecimento institucional. O Plano de Ação teve duas perspectivas de intervenções para as evidências apuradas: uma ideal (desejável) e a outra real (factível). O motivo para tal secção é a atual Calamidade Financeira decretada para o estado de Minas Gerais. O Plano ideal propôs, basicamente, a criação de um software para o preenchimento do RP1 e uma ferramenta de busca para o site oficial da SRE/Ubá. Por sua vez, a proposta factível está apoiada principalmente na educação informacional dos operadores do fluxo e na melhoria do processo de disseminação do conhecimento institucional. O objetivo principal dessas propostas de intervenções está no desenvolvimento da cultura informacional dos operadores do fluxo Escola/SISAP.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFluxo Informacionalpt_BR
dc.subjectGestão Informacionalpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectInformation flowpt_BR
dc.subjectInformation managementpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFluxo informacional do Sistema de Administração de Pessoal da Superintendência Regional de Ensino de Ubá/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.