https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7020
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
claudiaaparecidaferreiraferraz.pdf | 8.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sigiliano, Natália Sathler | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759641Y8 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Alexsandro da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sampaio, Thais Fernandes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775854D4 | pt_BR |
dc.creator | Ferraz, Claudia Aparecida Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8202490Y1 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-16T10:56:31Z | - |
dc.date.available | 2018-07-24 | - |
dc.date.available | 2018-08-16T10:56:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7020 | - |
dc.description.abstract | The inefficiency of grammar rules teaching, which is often dissociated from their effective use in texts, has been verified in EJA materials. In addition, the themes addressed by the materials are sometimes far from the reality of most students. In this context, this thesis aims presented an didactic intervention proposal, whose purpose was to bridge the gap between the study of grammar - specifically punctuation - and text and the student reality, based on the Linguistic Analysis approach (MENDONÇA, 2006; ANTUNES, 2003; 2014). Through this, the student was able to perceive the importance and the role of punctuation in several genres of daily life. In this action research, students were led to observe different genres of everyday life in regard to how they are punctuated. Morevoer, they produced texts from various journalistic genres so that, at the end of the intervention project, a newspaper was prepared to be distributed in the community. The whole sequence was based on linguistic, epilingual and metalinguistic reflection (FRANCHI, 1991), in order to reach the systematization and the construction of the meanings of the text, observing the importance of the punctuation for such (DAHLET, 2006). The results obtained in this action research point to the need to establish a relationship between the teaching of punctuation and textual genres, through reflexive procedures, considering that the text reveals linguistic uses, through production and reception of meaning, in order to establish readability and interpretation. | pt_BR |
dc.description.resumo | A ineficiência do ensino de regras gramaticais, as quais têm frequentemente sido desvinculadas de seu uso efetivo nos textos, tem sido verificada nos materiais de EJA. Ademais, as temáticas abordadas pelos materiais são, por vezes, distantes da realidade de grande parte dos alunos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo apresentar uma nova proposta interventiva em sala de aula, cuja finalidade era aproximar o estudo gramatical - mais especificamente da pontuação - do estudo textual à realidade do aluno, com base na abordagem da Análise Linguística (MENDONÇA, 2006; ANTUNES, 2003; 2014). Por meio disso, o estudante foi capaz de perceber a importância e o papel da pontuação nos mais diversos gêneros do cotidiano. Nesta pesquisa-ação, os alunos foram conduzidos a observar diversos gêneros do cotidiano e o uso da pontuação nesses gêneros. Dessa forma, produziram textos de alguns gêneros jornalísticos e, ao final do projeto interventivo, foi elaborado um jornal para ser distribuído na comunidade. Toda a sequência se pautou na reflexão linguística, epilinguística e metalinguística (FRANCHI, 1991), a fim de se alcançar a sistematização e a construção dos sentidos do texto, observando-se a importância da pontuação para tal (DAHLET, 2006). Os resultados obtidos nesta pesquisa-ação apontam para a necessidade de se estabelecer relação entre o ensino de pontuação e os gêneros textuais, por meio de procedimentos reflexivos, tendo em vista que no texto se revelam os usos linguísticos, por meio da produção e da recepção de sentido, a fim de se estabelecer a legibilidade e a interpretação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pontuação | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Punctuation | pt_BR |
dc.subject | Linguistic analysis | pt_BR |
dc.subject | Textual genres | pt_BR |
dc.subject | Teaching of portuguese language | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | A pontuação e a produção de sentidos: uma proposta interventiva na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title.alternative | The punctuation and the production of senses: an intervention proposal for education of young and adults | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.