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dc.contributor.advisor1Nogueira, Elza de Sá-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769093Y2pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Ana Crelia Penha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734274A5pt_BR
dc.contributor.referee2Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4155842T4pt_BR
dc.creatorSouza, Marcela Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-15T14:19:41Z-
dc.date.available2018-07-24-
dc.date.available2018-08-15T14:19:41Z-
dc.date.issued2018-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7015-
dc.description.abstractThis research aims to test a strategy to expand the literary repertoire of students of the 7th grade of Elementary School in a public school in Juiz de Fora: the creation of a community of readers in the classroom through shared reading of a reference work for students - in this case the Bible, more specifically narratives related to the heroes Moses and Jesus - using as a key reading the Hero's Journey, which will establish an intertextual relationship between the already known work and a network of new works belonging to systems different from the literary polysystem. The hypothesisis that reading the stories of the biblical heroes Moses and Jesus will allow students to expand their repertoire by appropriating literary strategies mobilized by the Hero's Journey, both in these stories and in the stories of the Greek heroes and the Celtic hero King Arthur . In addition, it is intended to check if it is possible to promote a newly acquired repertoire activation in a reading of parts of the contemporary Harry Potter series that takes in to account the intense intertextual dialogue it maintains with traditional narratives. The theoretical assumptions underlying this research were: literary repertoire (Iser, 1996), community of readers (Chartier, 1994), Hero's Journey (Campbell, 1997) and literary polysystem (Zohar, 2013). In addition, the shared reading strategy was adopted (Colomer, 2007). The methodology use disaction research and the instruments of data collection are diagnostic questionnaires, teacher's field diary and student reading diary. From the shared reading of the works mentioned above, we were able to build a community of readers from the Bible to other intertextually related works. The students were able to establish relationships between the stories read with reference to the Hero's Journey elaborated by Campbell.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver e analisar uma estratégia de ampliação do repertório literário de alunos do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Juiz de Fora: a criação de uma comunidade de leitores em sala de aula através da leitura compartilhada de uma obra de referência para os alunos – no caso a Bíblia, mais especificamente narrativas relacionadas aos Heróis Moisés e Jesus – usando como chave de leitura a Jornada do Herói, a qual permitiria estabelecer uma relação intertextual entre a obra já conhecida e uma rede de novas obras pertencentes a sistemas diferentes do polissistema literário. A hipótese era a de que a leitura das histórias dos Heróis bíblicos Moisés e Jesus permitiria aos alunos expandirem seu repertório através da apropriação de estratégias literárias mobilizadas pela Jornada do Herói, presentes tanto nessas histórias quanto nas histórias dos Heróis gregos e do Herói celta Rei Arthur. Além disso, tinha-se a intenção de verificar se era possível promover uma ativação do repertório recém-adquirido numa leitura de partes da série contemporânea Harry Potter que levasse em consideração o intenso diálogo intertextual que ela mantém com as narrativas tradicionais. Os pressupostos teóricos que embasaram esta pesquisa foram: repertório literário (Iser, 1996),comunidade de leitores (Chartier, 1994), Jornada do Herói (Campbell, 1997) e polissistema literário (Zohar, 2013). Além disso, foi adotada a estratégia de leitura compartilhada (Colomer, 2007). A metodologia usada foi a pesquisa-ação e, como instrumentos de coleta de dados, foram usados questionários diagnósticos, diário de campo do professor e diário de leitura dos alunos. A partir da leitura compartilhada das obras anteriormente mencionadas, conseguimos construir uma comunidade de leitores partindo da Bíblia para outras obras intertextualmente relacionadas. Os alunos conseguiram estabelecer relações entre as histórias lidas tendo como referência a Jornada do Herói elaborada por Campbell.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepertório literáriopt_BR
dc.subjectHeróis bíblicospt_BR
dc.subjectHeróis míticospt_BR
dc.subjectJornada do Heróipt_BR
dc.subjectHarry Potterpt_BR
dc.subjectLiterary repertoirept_BR
dc.subjectBiblical heroespt_BR
dc.subjectMythical heroespt_BR
dc.subjectHero's Journeypt_BR
dc.subjectHarry Potterpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleDas narrativas bíblicas às outras jornadas de herói: uma proposta de ampliação do repertório do jovem leitorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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