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dc.contributor.advisor1Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6pt_BR
dc.contributor.referee1Paes, Cristiane Cataldi dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228566A7pt_BR
dc.contributor.referee2Sigiliano, Natália Sathler-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759641Y8pt_BR
dc.creatorCampos, Fernanda de Paula Assis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8924923H4pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-15T14:19:14Z-
dc.date.available2018-07-24-
dc.date.available2018-08-15T14:19:14Z-
dc.date.issued2018-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7014-
dc.description.abstractThe present research aims to propose activities that develop students argumentative capacity enabling them to the conscious use of the types of the arguments. It was made on the basis of data obtained fromthe activities in a class of eighth grade of elementary school, E.E. Adalgisa de Paula Duke, in Lima Duarte, MG. We seek support in the following sources: Breton (1999), Fiorin (2006), Marcuschi(2008), Bakhtin (2000) (theory of genres); Lévy (1996), (technology education), Book view of the Portuguese Language Olympics(2014) and the National Curricular Parameters (1998). As methodology we employ action research. The project was made from a sequence of activities of an interdisciplinary nature, which included work king with math and Science, and had as its theme "ban on sweets in school", chosen by the students themselves. The strategies of work focused on the protagonism of the student, because the decisions were taken from your participation – which is an argumentative strategy. Facebook, from the constitution of a closed group where students interacted with the teacher, was used so that the students could argue on the subject in a more free and so they learn to express themselves in public place – social network. The project culminated in the drafting of a collective open letter, with the abovementioned theme that was disclosed for students in other schools in the municipality, at the local newspaper LD&CLA. The survey was implemented in the first half of 2017. During the procedure, were produced texts that became object of analysis to check the development of the students reasoning ability. From the results, we see greater awareness of students onhow to behave in discussions, change in the way they interact with each other and with the teacher, using arguments more persuasive and based on data and research, orthat is, use of types of the arguments.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva propor atividades que desenvolvam a capacidade argumentativa dos estudantes habilitando-os para o uso consciente dos tipos de argumentos. Ela foi feita com base em dados obtidos nas atividades desenvolvidas em uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental, da E. E. Adalgisa de Paula Duque, em Lima Duarte (MG). Buscamos apoio nas seguintes fontes: Breton (1999), Fiorin (2006), Marcuschi (2008), Bakhtin (2000) (teoria dos gêneros), Lévy (1996) (tecnologia na educação), Caderno Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa (2014) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(1998). Como metodologia, empregamos a pesquisa-ação. O projeto na escola foi feito a partir de uma sequência de atividades de cunho interdisciplinar, que incluiu o trabalho com Matemática e Ciências, e teve como tema “proibição de guloseimas na escola”, escolhido pelos próprios alunos. As estratégias de trabalho enfocaram o protagonismo do estudante, pois as decisões foram tomadas a partir da sua participação – o que já é uma estratégia argumentativa. O Facebook, a partir da constituição de um grupo fechado em que interagiram os alunos e a professora, foi utilizado para que os estudantes pudessem argumentar sobre o tema de maneira mais livre e para que eles aprendessem a se expressar em lugar público – rede social. O projeto culminou com a elaboração de uma carta aberta coletiva, com o tema anteriormente citado, que foi divulgada pelos alunos nas demais escolas do município e no jornal local LD & CIA. A pesquisa foi aplicada no primeiro semestre de 2017. Durante a intervenção, foram produzidos textos que se tornaram objeto de análise para verificar o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos. A partir dos resultados, observamos maior conscientização dos discentes sobre o modo de se comportar em discussões, mudança na maneira de como interagir entre si e com a professora, uso de argumentos mais persuasivos e pautados em dados e pesquisas, ou seja, uso dos tipos de argumentos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectTextual Genrept_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectProtagonismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleAlunos protagonistas aprendendo a argumentar utilizando a rede social Facebookpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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