Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6766
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
glauciafabricarneiromarques.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Calderano, Maria da Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700993A2pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Elita Betania de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796443T6pt_BR
dc.contributor.referee3Nörnberg, Marta-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775886Y2pt_BR
dc.contributor.referee4Franco, Denise Vieira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4189541J8pt_BR
dc.creatorMarques, Gláucia Fabri Carneiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795485P6pt_BR
dc.date.accessioned2018-05-22T11:30:15Z-
dc.date.available2018-05-18-
dc.date.available2018-05-22T11:30:15Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6766-
dc.description.abstractThe present thesis of Doctorate in Education focused on the understanding of the relationship between training and the work of teachers who work in full time education schools. The study presents as theoretical-methodological perspective the philosophical principles of Critical Realism developed by Roy Bhaskar. Thus, it aims to understand the generative mechanisms that structure the possible meanings of work and teacher training attributed by teachers who work in full-time schools linked to the municipal education network. In order to subsidize the study, a bibliographical survey was carried out on the topic of training and teaching work in full-time schools. Authors such as Bernardete Gatti, António Nóvoa, Francisco Imbernón, Carlos Estevão, Ana Maria Cavaliere, Lígia Marta Coelho, among others, were used as theoretical reference. For the accomplishment of the research, were selected ex-students and non-graduates of two formations held in the city of Juiz de Fora that work in three full-time schools. As research instruments, the questionnaire and semi-structured interview were used. The study reinforced the thesis that continuing education exerts a positive influence on the meanings attributed by teachers to their work. It was possible to observe this relation in two moments of the research: in the analysis of the degree of importance that the teachers who participated in continuous formation attributed to the integral time and in the notes of the teachers in which the pedagogical elements predominated like strategies of overcoming the challenges found in the teaching work in full-time school. Regarding the degree of importance, it was observed that the majority of teachers who participated in continuing education on full time tended to attribute more importance to the phenomenon studied. Regarding the aspects used to overcome the challenges, it was observed that most teachers use the pedagogical elements such as collective work, project development, differentiated pedagogical practices and exchange of experiences as a reference. The emphasis on pedagogical elements to overcome the challenges demonstrates an appreciation of the work and knowledge of the teacher, reinforcing the importance of teaching in the school dynamics.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese de Doutorado em Educação teve como foco de análise a compreensão da relação entre a formação e o trabalho dos professores que atuam nas escolas de educação em tempo integral. O estudo apresenta como perspectiva teórico-metodológica os princípios filosóficos do Realismo Crítico desenvolvidos por Roy Bhaskar. Dessa forma, objetiva compreender os mecanismos geradores que estruturam os possíveis significados do trabalho e da formação docente atribuídos pelos professores que atuam nas escolas de tempo integral vinculadas à rede municipal de educação. Para subsidiar o estudo, realizou-se um levantamento bibliográfico em torno do tema formação e trabalho docente nas escolas de tempo integral. Foram utilizados como referência teórica autores como Bernardete Gatti, António Nóvoa, Francisco Imbernón, Carlos Estevão, Ana Maria Cavaliere, Lígia Marta Coelho, entre outros. Para a realização da pesquisa, foram selecionados egressos e não egressos de duas formações realizadas no município de Juiz de Fora que atuam em três escolas de tempo integral. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados o questionário e a entrevista semiestruturada. O estudo reforçou a tese de que a formação continuada exerce influência positiva nos significados atribuídos pelos professores ao seu trabalho. Foi possível observar essa relação em dois momentos da pesquisa: na análise do grau de importância que os professores que participaram de formação continuada atribuíam ao tempo integral e nos apontamentos dos professores em que predominaram os elementos pedagógicos como estratégias de superação dos desafios encontrados no trabalho docente na escola de tempo integral. Em relação ao grau de importância observou-se que a maioria dos professores que participaram de formação continuada sobre o tempo integral tendem a atribuir mais importância ao fenômeno que estudaram. Sobre os apontamentos de aspectos utilizados para a superação dos desafios observou-se que a maioria dos professores utilizam os elementos pedagógicos como o trabalho coletivo, desenvolvimento de projetos, práticas pedagógicas diferenciadas e troca de experiências como referência. A ênfase nos elementos pedagógicos para a superação dos desafios demonstra uma valorização do trabalho e do conhecimento do professor, reforçando a importância da docência na dinâmica escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação em tempo integralpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectFull-time educationpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação e o trabalho docente na escola de tempo integralpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.