Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6732
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
waldineaalvesfariasrocha.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O uso das tecnologias da informação e comunicação a serviço da aprendizagem: uma análise da gestão da Escola Acácia, Catuti (MG)
Autor(es): Rocha, Waldinéa Alves Farias
Primeiro Orientador: Bruno, Adriana Rocha
Membro da banca: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Tavares, Elisabeth dos Santos
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este estudo teve como principal objetivo a investigação dos elementos potencializadores de práticas pedagógicas inovadoras com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no que tange à gestão de escolas. O caso de gestão estudado discutiu os elementos promotores de práticas pedagógicas inovadoras com o uso das TIC em uma escola do interior do estado de Minas Gerais. Para tanto, mapeou-se e identificou-se, dentre 08 (oito) escolas da regional de Janaúba-MG, qual se destacou no uso das tecnologias, buscando compreender como a instituição conseguiu mobilizar os atores a se envolverem e a se interessarem pelo seu uso. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram utilizados os seguintes instrumentos para produção de dados: questionários, entrevistas semiestruturadas, além de análise de documentos em sites oficiais do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e documentos escolares, bem como consulta a livros e textos de autores que tratavam do tema "uso das novas tecnologias a serviço da aprendizagem". A partir da identificação dos caminhos trilhados por essa escola na construção de suas práticas com o uso das tecnologias, foi proposto um plano de ação educacional que pode contribuir para que as demais escolas possam desenvolver e/ou potencializar práticas do uso das TIC em seus contextos.
Abstract: The present dissertation was developed within the scope of the Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) of the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The main objective of this study was to investigate the enhancing elements of innovative pedagogical practices with the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the management of schools. The management case studied discussed the elements that promote innovative pedagogical practices with the use of ICT in a school in the interior of the state of Minas Gerais. In order to do so, eight (8) schools were identified and mapped in the region of Janaúba (MG), which one has standed out in the use of technologies, seeking understand how the institution has been able to mobilize actors to get involved and become interested in the use of these technologies. In this qualitative research, the following instruments were used to produce data: questionnaires, semi-structured interviews, besides analysis of documents on official websites of the Ministério da Educação (Ministry of Education), of the Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (Secretary of Education of the state of Minas Gerais) and school documents, as well as consultation of books and texts of authors who dealt with the theme ―use of new technologies in the service of learning‖. From the identification of the paths taken by this school in the construction of its practices with the use of technologies an educational action plan was proposed which can help others schools to develop and/or enhance practices of the use of ICT in their contexts.
Palavras-chave: Tecnologia
Educação
Prática pedagógica inovadora
Technology
Education
Innovative pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6732
Data do documento: 11-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.