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dc.contributor.advisor1Salles, Sérgio de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449303767051626pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Carlos Frederico Calvet da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776036J6pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira Filho, Pedro Calixto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0104971775700240pt_BR
dc.creatorSousa, Bárbara Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1867087252765790pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-25T12:22:01Z-
dc.date.available2018-04-25-
dc.date.available2018-04-25T12:22:01Z-
dc.date.issued2015-08-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6712-
dc.description.abstractThis study focuses on analyzing the Politics of Recognition and the right to education under the influences of three great philosophers: Axel Honneth, Charles Taylor and Paul Ricoeur. Each of them, in their own way, give a special contribution to compose normative and ethical theories about the recognition of the subject that leads to reach the autonomy, the capacity and the dignity of being. The research aims to demonstrate that recognition is, on one hand, an assumption of education (under the formal aspect) and, on the other hand, education works to achieve the substantial recognition. The philosophical contribution of Ricoeur is essential, because it broadens the horizon of recognition and does not limit it by the idea of struggle/conflict. Ricoeur innovates with the economy of the gift, which puts us to reflect about the importance of cultivating and encouraging the exchange of such relevant values as care, respect, cooperation and gratitude in social life. Besides, dissecting concepts as identity and autonomy, focusing at the person in its ontological foundation, we can see education as the thread that gives us a chance to live a good life, in peace, with and for others, in just institutions under an ethical perspective.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo traz uma análise das Políticas do Reconhecimento e do direito à educação à luz das influências de três grandes filósofos: Axel Honneth, Charles Taylor e Paul Ricoeur. Cada um, a seu modo, contribui de forma especial para a composição de teorias normativas e éticas sobre o reconhecimento do sujeito que leva à conquista da autonomia, da capacidade e da dignidade de ser. A pesquisa visa demonstrar que o reconhecimento é tanto um pressuposto da educação (sob o aspecto formal) quanto a educação é um caminho para o reconhecimento material. A contribuição filosófica de Ricoeur ganha centralidade, pois amplia o horizonte do reconhecimento e não o restringe à ideia de luta. Ele inova com a lógica do dom, momento em que nos põe a refletir sobre a importância de se cultivar e estimular a troca de valores como a solicitude, o respeito, a cooperação e a gratidão na convivência social. Ademais, dissecando conceitos como identidade e autonomia, sempre em atenção à pessoa enquanto fundamento ontológico, é possível perceber a educação como o fio condutor que nos concede a chance de vivermos bem, em paz, com e para os outros, em instituições mais justas dentro de uma perspectiva ética.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Petrópolis (UCP)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.department-pt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsUCPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas do reconhecimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPolitics of recognitionpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titlePolíticas do reconhecimento e o direito à educação: uma análise a partir das influências de Axel Honneth, Charles Taylor e Paul Ricoeurpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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