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dc.contributor.advisor1Silva, Elisabeth Murilho da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7877894686460721pt_BR
dc.contributor.referee1Bonadio, Maria Cláudia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3920027222039096pt_BR
dc.contributor.referee2Rainho, Maria do Carmo Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1805110945057633pt_BR
dc.creatorSilva, Isis Sena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4643394936595752pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T12:16:01Z-
dc.date.available2018-04-10-
dc.date.available2018-04-10T12:16:01Z-
dc.date.issued2017-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6635-
dc.description.abstractEconomic, political and social transformations under way since the 1950s have had important consequences on the culture and lifestyle of Western youth. As an echo of these transformations, fashion, which until then was tied to couture models and socioeconomic elites, underwent a metamorphosis and took on new contours. At that moment the fashion began to reveal more about the individual, showing his identity, his taste, his race, his political and cultural position. Before this scenario a new protagonist entered the scene: the young. Thus, it is in front of this panorama that the birth of a fashion produced in Brazil is observed that is based on new signs of elegance and beauty: the fashion of the boutiques of Ipanema.pt_BR
dc.description.resumoTransformações econômicas, políticas e sociais em curso desde os anos de 1950 tiveram consequências importantes na cultura e no estilo de vida da juventude ocidental. Como eco dessas transformações, a moda, que até então esteve atrelada aos modelos da altacostura e às elites socioeconômicas, passou por uma metamorfose e assumiu novos contornos. Nesse momento a moda passou a revelar mais sobre o indivíduo, mostrando sua identidade, seu gosto, sua raça, seu posicionamento político e cultural. Diante desse cenário um novo protagonista entrou em cena: o jovem. Assim, é diante deste panorama que se observou o nascimento de uma moda produzida no Brasil que se baseia em novos signos de elegância e beleza: a moda das boutiques de Ipanema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIpanemapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectButiquespt_BR
dc.subjectIpanemapt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectBoutiquespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleDe boutique em butique: Ipanema, juventude e moda nos anos de 1960 e 1970pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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