Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6584
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meirielenonatodeoliveirasaiol.pdf2.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707354D6pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Andreia Carvalho Maciel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797342H2pt_BR
dc.contributor.referee2Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.creatorSaiol, Meiriele Nonato de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4952530A0pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-09T19:14:08Z-
dc.date.available2018-03-09-
dc.date.available2018-04-09T19:14:08Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6584-
dc.description.abstractIn this work, we investigate the production of financial-economic means of students of the 9th grade of elementary school in a public school through internet chats and the discursive dynamics of short message exchanges. The research is characterized as qualitative approach to research in quality are used as categorizations of text messages from Flanders (1970, apud GONZÁLES and LEÓN, 2009) and Silva (2013) and the Model of Semantic Fields of Lins (1993, 1999, 2008 , 2012) as theoretical and methodological support. In contrast to what usually occurs in math classes, an analysis of the data revealed the predominance of students' participation in chats, compared to the intensity of their text with those of the teacher-researcher. More than that, we have a great potential to talk, we commite as tasks, for a production of financial and economic means of students and collective construction of knowledge. However, the difficulties were faced, such as the follow-up of text message flow and the availability of time required of the educator for the participation of each group of the class at different times and days out of school. This article is an educational program comprised of a set of tasks focused on financial education and a tutorial for 9th grade mathematics teachers who wish to work such tasks with their students through an Internet chat.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho investiga-se a produção de significados financeiro-econômicos de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública por meio de aulas chats da internet e perscruta-se a dinâmica discursiva das trocas de mensagens curtas. A pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa de investigação na qual são utilizados as categorizações das mensagens de texto de Flanders (1970, apud GONZÁLES e LEÓN, 2009) e Silva (2013) e o Modelo dos Campos Semânticos de Lins (1993, 1999, 2008, 2012) como apoios teóricos e metodológicos. Destoando ao que geralmente ocorre nas aulas tradicionais de matemática, a análise dos dados revelou predominância da participação dos alunos nas aulas chats se comparado a intensidade de texto destes com os da professora-pesquisadora. Mais que isso, apresentou um elevado potencial do chat, juntamente com as tarefas utilizadas, para a produção de significados financeiro-econômicos dos estudantes e construção coletiva do conhecimento. No entanto algumas dificuldades foram enfrentadas, como o acompanhamento do fluxo intenso de mensagens de texto e a disponibilidade de tempo exigida da educadora para participação de cada grupo da turma em horários e dias distintos extra escolares. Considerando todo esse percurso durante o estudo, foi gerado um produto educacional constituído por um conjunto de tarefas voltado para educação financeira e por um tutorial para professores de matemática do 9º ano que desejam trabalhar tais tarefas com seus alunos por meio de um bate- papo da internet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectChatpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subjectChatpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleChat e educação financeira escolar: investigando interações em um ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.