Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6584
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
meirielenonatodeoliveirasaiol.pdf2.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Chat e educação financeira escolar: investigando interações em um ambiente virtual de aprendizagem
Autor(es): Saiol, Meiriele Nonato de Oliveira
Orientador: Silva, Leonardo José da
Miembros Examinadores: Barbosa, Andreia Carvalho Maciel
Miembros Examinadores: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Resumo: Neste trabalho investiga-se a produção de significados financeiro-econômicos de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública por meio de aulas chats da internet e perscruta-se a dinâmica discursiva das trocas de mensagens curtas. A pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa de investigação na qual são utilizados as categorizações das mensagens de texto de Flanders (1970, apud GONZÁLES e LEÓN, 2009) e Silva (2013) e o Modelo dos Campos Semânticos de Lins (1993, 1999, 2008, 2012) como apoios teóricos e metodológicos. Destoando ao que geralmente ocorre nas aulas tradicionais de matemática, a análise dos dados revelou predominância da participação dos alunos nas aulas chats se comparado a intensidade de texto destes com os da professora-pesquisadora. Mais que isso, apresentou um elevado potencial do chat, juntamente com as tarefas utilizadas, para a produção de significados financeiro-econômicos dos estudantes e construção coletiva do conhecimento. No entanto algumas dificuldades foram enfrentadas, como o acompanhamento do fluxo intenso de mensagens de texto e a disponibilidade de tempo exigida da educadora para participação de cada grupo da turma em horários e dias distintos extra escolares. Considerando todo esse percurso durante o estudo, foi gerado um produto educacional constituído por um conjunto de tarefas voltado para educação financeira e por um tutorial para professores de matemática do 9º ano que desejam trabalhar tais tarefas com seus alunos por meio de um bate- papo da internet.
Resumen : In this work, we investigate the production of financial-economic means of students of the 9th grade of elementary school in a public school through internet chats and the discursive dynamics of short message exchanges. The research is characterized as qualitative approach to research in quality are used as categorizations of text messages from Flanders (1970, apud GONZÁLES and LEÓN, 2009) and Silva (2013) and the Model of Semantic Fields of Lins (1993, 1999, 2008 , 2012) as theoretical and methodological support. In contrast to what usually occurs in math classes, an analysis of the data revealed the predominance of students' participation in chats, compared to the intensity of their text with those of the teacher-researcher. More than that, we have a great potential to talk, we commite as tasks, for a production of financial and economic means of students and collective construction of knowledge. However, the difficulties were faced, such as the follow-up of text message flow and the availability of time required of the educator for the participation of each group of the class at different times and days out of school. This article is an educational program comprised of a set of tasks focused on financial education and a tutorial for 9th grade mathematics teachers who wish to work such tasks with their students through an Internet chat.
Palabras clave : Educação matemática
Educação financeira
Ensino fundamental
Produção de significados
Chat
Mathematics education
Financial education
Elementary school
Production of meanings
Chat
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6584
Fecha de publicación : 24-nov-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.