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dc.contributor.advisor1Andrade, Emmanuel Paiva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6126104853334196pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Gilson Brito Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2248567464602970pt_BR
dc.contributor.referee2Zanini, Alexandre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405561164951777pt_BR
dc.creatorMarinho, Rita de Cassia Pinto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-02T19:37:40Z-
dc.date.available2018-04-02-
dc.date.available2018-04-02T19:37:40Z-
dc.date.issued2012-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6523-
dc.description.abstractBy ordinance, outsourcing services in the public sphere is conducted through administrative contract. To avoid loss to the public Treasury and ensure a more efficient management, it is necessary the truly monitoring and inspecting of the agreed adjustments, increasing the importance of the role of inspectors contracts. This study aims to analyze and discuss the process of supervision of contracts for outsourced services, analysing the inspectors’ context, who performed their attributions at public university, in the field of knowledge management and innovation. The work is focused on a theoretical framework, based on concepts related to knowledge management, organizational learning and outsourcing as well as its major aspects and challenges in implementing it on public contracts, which have specific laws. The investigation method adopted is the study case; however the scope of this work is being limited to the this institution, the results may serve as a paradigm for similar organizations. The research structure is applied and qualitative approach, in favor of analytical understanding, supported by desk, participatory and field research as well as by literature, direct observation and iterative triangulation between two case studies developed in public institutions. The results pointed out the necessity of actions aimed at professionals involved in the inspection activity, mainly to enhance their competence, in order to repair the identified weaknesses and improve the performance of their routines. In conclusion, by applying control instruments, the monitoring system of contracts have to be improved, in order to increase its efficiency, disseminate knowledge within the institution, and therefore develop a more systematic assessment of contractors’ service quality under public universities.pt_BR
dc.description.resumoPor determinação legal, a terceirização de serviços na esfera pública é conduzida por meio de contrato administrativo. Para evitar prejuízos ao erário e garantir uma gestão mais eficiente, torna-se necessário o fiel acompanhamento e fiscalização dos ajustes pactuados, aumentando a importância do papel do fiscal de contratos. O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir o processo de fiscalização de contratos de prestação de serviços terceirizados, aliando diretrizes voltadas à gestão do conhecimento e inovação ao contexto de atuação dos fiscais que desempenham atividades no âmbito de uma universidade pública. O trabalho encontra-se fundamentado por um quadro teórico, pautado em conceitos relacionados ao tema gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, terceirização, seus principais aspectos e os desafios quanto ao cumprimento de legislações específicas que regulamentam as contratações públicas. Quanto ao método de investigação, adotou-se o estudo de caso, ficando o escopo do trabalho limitado à instituição em análise, podendo os resultados servir de paradigmas para instituições afins. A natureza da pesquisa é aplicada e de abordagem qualitativa, privilegiando um entendimento analítico, suportado por pesquisa documental, bibliográfica, de campo, investigação participativa, observação direta e triangulação iterativa entre dois estudos de caso desenvolvidos em instituições públicas. Os resultados encontrados indicam a necessidade de ações voltadas à capacitação dos profissionais envolvidos na atividade de fiscalização, visando reparar as fragilidades identificadas e melhorar o desempenho de suas rotinas. Constata-se a necessidade de aprimorar o sistema de monitoramento dos contratos, a partir da utilização de instrumentos de controle, no intuito de incentivar a disseminação do conhecimento dentro da instituição, aumentar a eficiência na fiscalização dos contratos e possibilitar uma avaliação de forma mais sistematizada quanto à qualidade dos serviços prestados por empresas terceirizadas no âmbito das universidades públicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.department-pt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsUFFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectFiscalização de contratospt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectOutsourcingpt_BR
dc.subjectInspector of contractspt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleA implementação de procedimentos de controle como estratégia de disseminação do conhecimento e instrumento para atingir eficiência na fiscalização de contratos de serviços terceirizados em uma universidade públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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