Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/635
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianacoutinhomoreira.pdf4.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Ações da gestão que contribuem para a permanência dos alunos no ensino médio: um caso de Juiz de Fora
Author: Moreira, Juliana Coutinho
First Advisor: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Referee Member: Rodrigues, Michelle Gonçalves
Referee Member: Paula, Kelmer Esteves de
Resumo: Esta dissertação, por meio de um estudo de caso com base em pesquisa qualitativa, tem como objetivos descrever e analisar exemplos de ações da gestão escolar do Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz (CERHCB), da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, que foram desenvolvidas visando à permanência dos alunos egressos do ciclo 2010/2011 no Ensino Médio, após sua saída da instituição. Propõe, ainda, ações institucionalizadas de acompanhamento dos alunos egressos de uma instituição de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora no 1o ano do Ensino Médio, como forma de incentivar sua permanência nesta etapa de escolarização. A permanência do aluno na escola, especialmente no 1º ano do Ensino Médio, é um desafio que se apresenta no cenário educacional do país. Alguns estudos sinalizam que a permanência dos alunos no Ensino Médio está diretamente relacionada ao seu sucesso na aprendizagem e no desempenho escolar. A metodologia de pesquisa utilizada inclui a análise documental, a observação de campo, a análise de entrevistas realizadas com uma amostra dos sujeitos da pesquisa e ainda a coleta e análise dos dados de fluxo dos alunos egressos do CERHCB no Ensino Médio, através do banco de dados do Inep (Educacenso). A partir desse estudo de caso, essa dissertação propõe uma política de acompanhamento pedagógico, direcionada para os alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio, oriundos das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.
Abstract: This dissertation is based on a case study and on qualitative research and it aims at describing and analysing some actions of school management taken by Herval da Cruz Braz (CERHCB), a Referential Educational Center which integrates the Municipal Education System of Juiz de Fora. Those actions were developed to retain Middle School graduates and to motivate them to continue their studies to High School. This dissertation also suggests institutionalized actions to supervise Middle School graduates from another institution who are attending the first grade of High School. Preventing dropouts is a challenge in Brazil‟s educational scenario, especially at the first grade of High School. Research shows that the retention of students at High School is directly related to students‟ performance and to their success in the learning process itself. The research methodology chosen in this dissertation includes document analysis, field observation, analysis of interviews held with a sample of investigation subjects as well as collection and analysis of the data about the flow of CERHCB Middle School graduates when taking High School. Data was provided by the database of Inep (Educacenso). Being based on this case study, this dissertation suggests the need of a pedagogical supervision aiming at students at the first grade of High School who were Middle School graduates in the schools of the Municipal Educational System of Juiz de Fora.
Keywords: Permanência Escolar
Ensino Médio
Reforço Escolar
Students Retention
High School
Reinforcement Classes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/635
Issue Date: 12-Sep-2014
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.