Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6088
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anacristinajunqueiraribeiro.pdf2.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Contribuição de uma proposta metodológica para caracterização da zona de transição em uma rodovia de pista simples e mão dupla
Autor(es): Ribeiro, Ana Cristina Junqueira
Primeiro Orientador: Castañon, José Alberto Barroso
Membro da banca: Barbosa, Maria Teresa Gomes
Membro da banca: Nascimento, Walcyr Duarte
Resumo: A diferença entre ambiente urbano e rural é percebida claramente pela população. Entretanto, zonas intermediárias, tidas como zonas de transição, preocupam os profissionais da área de transportes, pela necessidade eminente de melhoria na segurança viária. A ocupação populacional nas zonas de transição passa despercebida pelo poder público, carecendo de infraestrutura e segurança. O objetivo principal desta pesquisa é a conceituação das zonas de transição como elemento de proposta de segurança viária. A delimitação da pesquisa se faz no âmbito da rodovia BR 116 devido à sua importância, ligando o nordeste ao sul do país. O foco no trecho de Leopoldina à Caratinga se faz pela importância socioeconômica para a região sendo, ainda, meio de circulação urbana dos municípios cortados por ela. Primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica de temas como zona urbana, zona rural, rodovias e segurança, e uma observação dos ambientes rodoviários a fim de visualizar a segurança viária nas áreas de transição. O desenvolvimento tem como base metodológica a análise qualitativa da zona de transição a partir de parâmetros pré-definidos. Como resultado, tem-se a verificação de trechos caracterizados como zonas de transição. Conclui-se sobre a conceituação do termo a partir de parâmetros pré-estabelecidos e a necessidade de tratamento da área quanto às questões de segurança viária.
Abstract: The difference between urban and rural environment is clearly seen by the population. However, intermediate zones, considered as transition zones, cause some concern among transport professionals and academics, due to the imminent need for improvement in road safety. Population occupation in transition zones is unnoticed by the public power, lacking infrastructure and road safety. The main objective of this research is the conceptualization of transition zones as an element of road safety proposal. The delimitation of the research is done under the BR 116 highway due to its importance, linking the northeast to the South of the country. The focus in the section of Leopoldina to Caratinga is made by the socioeconomic importance for the region, being an area of passage for the daily urban displacements. The method used is based primarily on the literature review of themes such as urban areas, rural areas, highways and security, and the observation of road environments in order to visualize road safety in transition areas. The development has as methodological basis the qualitative analysis of the transition zone from pre-defined parameters. As a result, there is the verification of stretches characterized as transition zones. It concludes on the conceptualization of the term from pre-established parameters, and the need of treatment of the area regarding road safety issues.
Palavras-chave: Zona de transição
BR 116
Segurança viária
Transition zone
BR 116
Road safety
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6088
Data do documento: 27-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.