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Tipo: Tese
Título: A correspondência de Marguerite Yourcenar: presenças e ausências
Autor(es): Heleno, Alex Rezende
Primeiro Orientador: Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues
Membro da banca: Nogueira, Nícea Helena de Almeida
Membro da banca: Almeida, Márcia de
Membro da banca: Silva, Nilson Adauto Guimarães da
Membro da banca: Campos, Laura Barbosa
Resumo: Marguerite Yourcenar sempre se mostrou atenta a sua obra. Nas entrevistas, nos prefácios e nos cadernos de notas dos textos publicados são marcantes seus posicionamentos em defesa de seus textos. A autora, leitora e crítica de si mesma, oferece, com frequência, ao leitor, uma Ŗespécie de roteiroŗ para que a leitura e a interpretação se aproximem daquelas desejadas por ela. A correspondência de Yourcenar nos dá informações valiosas acerca desse posicionamento autoral com relação a sua escrita e a sua vida. As cartas nos mostram, sobretudo, a autora - Marguerite Yourcenar - pseudônimo criado a partir de um anagrama de Crayencour e adotado oficialmente a partir da aquisição da nacionalidade estadunidense. De acordo com Bruno Blanckeman, trata-se de Ŗuma ficção que ganhou corpoŗ. Esse estudo busca, portanto, analisar as cartas a partir desse Ŗapagamentoŗ de Marguerite de Crayencour e da visibilidade de Yourcenar enquanto autoridade sobre o texto. Pretende-se analisar, desse modo, a expressividade da construção de uma cenografia autoral (José-Luis Diaz), ou seja, a criação de meios e de cenários utilizados pela escritora para fixar sua identidade autoral e agir a partir desse eu-autor/autoridade.
Abstract: Marguerite Yourcenar sřest toujours montrée atentive à son oeuvre. Dans les interviews, dans les préfaces et dans les cahiers de notes des textes publiés ses points de vue sont explicites dans la défense de ses textes. Lřauteur, lectrice et critique de soi même, offre, souvent, au lecteur, une « espèce de chemin » pour que la lecture et lřinterpretation sřapprochent des celles quřelle souhaite. La correspondance de Yourcenar nos donne des informations importantes sur son image dřauteur face à son écriture et à sa vie. Les lettres nos montrent surtout lřauteur - Marguerite Yourcenar Ŕ pseudonyme créé de lřanagramme de Crayencour et adopté officiellement après sa naturalisation aux États- Unis. Dřaprès Bruno Blanckeman, il sřagît dř « une fiction qui a pris corps ». Cette étude analyse donc lřeffacement de Marguerite de Crayencour et la visibilité donnée à Yourcenar en tant quřautorité sur son texte. On analyse, ainsi, lřexpressivité de la construction dřune scénographie auctoriale (José-Luis Diaz), cřest-à-dire, la création des moyens et des scénarios utilisés par lřécrivain pour fixer son identité et agir en fonction de ce je-auteur/autorité.
Palavras-chave: Yourcenar-Crayencour
Autorretrato intelectual
Cenografia autoral
Yourcenar-Crayencour
Autoportrait intellectuel
Scénographie auctoriale
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6047
Data do documento: 5-Dez-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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