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dc.contributor.advisor1Castañon, José Alberto Barroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786350P0pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Maria Teresa Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728395P7pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Edgar Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256810Z6pt_BR
dc.creatorMotta Júnior, Liércio Feital-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4386030H9pt_BR
dc.date.accessioned2017-12-22T11:59:40Z-
dc.date.available2017-12-20-
dc.date.available2017-12-22T11:59:40Z-
dc.date.issued2017-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6012-
dc.description.abstractIn the present work, the Higway Safety Manual - HSM, published by the American Association of State Highway and Transportation Officials (AASTHO), is applied to the double-lane and single-lane highway BR-116, which cuts urban in the segment between Caratinga and Leopoldina, Minas Gerais. The aim of this study was to evaluate the pertinence of its use as a tool for road safety management systems. Data were collected on accidents occurring in the study sections referring to the interval between 2011-2015, data on traffic volume, as well as geometric data of the road and their environmental characteristics. The applications of the model were analyzed in their base condition, calibrated and refined by Bayes' empirical method. As a result of the application in the base condition it was observed a discrepancy between the values of accidents occurred and foreseen by the model, making it impossible to use this application directly. The application of the calibrated model presented results closer to the actual values of accidents, but it is not yet possible to use them as an accident prediction model. However, the values obtained by applying the HSM model refined by the empirical method of Bayes approach satisfactorily the values of real accidents occurred, allowing now its use as an accident prediction model, having its use as a tool of systems of road safety management. Although still necessary studies to improve the calibration and the base condition, to the specific characteristics present in the environment of the urban perimeter cut by highways, the model applied in this work can be used as a predictive model of accidents for these stretches.pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, é realizada a aplicação do modelo de previsão de acidentes do Higway Safety Manual – HSM, publicado pela American Association of State Highway and Transportation Officials (AASTHO) no ano de 2010, à rodovia de mão dupla e pista simples, BR–116, que corta perímetros urbanos de cidades no segmento entre Caratinga e Leopoldina, Minas Gerais. Busca-se avaliar a pertinência de sua utilização como ferramenta de sistemas de gestão de segurança rodoviária. Foram coletados dados de acidentes ocorridos nos trechos de estudo referentes ao intervalo entre 2011-2015, dados sobre o volume de tráfego, além de dados geométricos da via e das suas características ambientais. Foram analisadas as aplicações do modelo em sua condição base, calibrada e refinada pelo método empírico de Bayes. Como resultado da aplicação na condição base observou-se uma discrepância entre os valores de acidentes ocorridos e previstos pelo modelo, inviabilizando a utilização direta desta aplicação. A aplicação do modelo calibrado apresentou resultados mais próximos aos reais valores de acidentes, porém ainda não sendo possível a sua utilização como modelo de previsão de acidentes. No entanto, os valores obtidos pela aplicação do modelo do HSM refinado pelo método empírico de Bayes aproximam-se de maneira satisfatória dos valores de acidentes reais ocorridos, permitindo agora a sua utilização como modelo de previsão de acidentes, tendo sua aplicação como ferramenta de sistemas de gestão de segurança rodoviária. Apesar de ainda serem necessários estudos para melhoria da calibração e da condição base, às características especificas presentes no ambiente do perímetro urbano cortado por rodovias, o modelo aplicado neste trabalho pode ser utilizado como modelo de previsão de acidentes para estes trechos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectModelo de previsão de acidentespt_BR
dc.subjectPerímetro urbano de rodovias de mão dupla e pista simplespt_BR
dc.subjectAccidentspt_BR
dc.subjectAccident prediction modelpt_BR
dc.subjectUrban perimeter of two-way highways and single runwaypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleAplicação do modelo de previsão de acidentes do Highway Safety Manual no perímetro urbano cortado por rodovia de mão dupla e pista simplespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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