https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5954
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
otaviobatistapereirapraca.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Aperfeiçoamento e aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas com foco em grandezas físicas, unidades de medidas e suas relações |
Otros títulos : | Improvement and application of potentially significant teaching units with a focus on physical elements, units of measurements and their relationships |
Autor(es): | Praça, Otávio Batista Pereira |
Orientador: | Melo, Wilson de Souza |
Co-orientador: | Tagliat, José Roberto |
Miembros Examinadores: | Santos, Antônio Carlos Fontes dos |
Miembros Examinadores: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Resumo: | A proposta deste trabalho é implementar uma metodologia que permita ao aluno vislumbrar uma física que se faça presente em seu dia a dia. Tal metodologia intitulada de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), tem embasamento nas teorias de aprendizagem significativa de David Ausubel e de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. Os aspectos sequenciais para desenvolvimento, aplicação e análise de resultados estão descritos ao longo de todo o trabalho. A UEPS aqui proposta tem como foco de ensino, grandezas físicas, unidades de medidas e suas relações e é dividida em 5 aulas descritas, aplicadas e analisadas para efeito de constatação de efetividade do método. Essa UEPS conta ainda com um aperfeiçoamento visando aumentar a capacidade de concentração, raciocínio lógico e consequentemente desenvolvimento cognitivo através dos módulos de aquecimento lógico. Através dessa metodologia foi possível permitir e constatar um aprendizado em nível bem considerável sobre o processo histórico, aplicação no dia a dia e apresentação de soluções para situações problemas referentes ao tema abordado. Todo o material utilizado se encontra de forma bem detalhada no apêndice A, com textos voltado ao professor e no apêndice B de forma pronta para aplicação em sala de aula. Juntos os apêndices A e B compõe o Produto Educacional ao qual se propõe esse trabalho e tem por finalidade auxiliar na aplicação e no desenvolvimento de novas UEPS no intuito de proporcionar um ensino de Física mais interessante, prazeroso e eficaz. |
Resumen : | The proposal of this work is to implement a methodology that allows the student to glimpse a physics that will be present in their daily life. This methodology, entitled Potentially Significant Teaching Units (PSTU), is based on David Ausubel's significant learning theories and Jean Piaget's cognitive development. The sequential aspects for development, application and analysis of results are described throughout the work. The PSTU presented is focused on teaching, physical quantities, units of measures and their relationships and is divided into 5 classes described, applied and analyzed for effectiveness of the method. This PSTU also has an improvement in order to increase the capacity of concentration, logical reasoning and consequently cognitive development through the logical heating modules. Through this methodology it was possible to allow and verify a considerable learning about the historical process, application in the day to day and presentation of solutions to problems situations related to the topic subject. All the material used is detailed in Appendix A, with texts aimed at the teacher and in Appendix B, ready for application in the classroom. Together Appendices A and B compose the Educational Product to which this work is proposed and is intended in the implementation and development of new PSTU in order to provide a more interesting, pleasurable and effective Physics teaching. |
Palabras clave : | Ensino de física Aprendizagem significativa Desenvolvimento cognitivo Unidades de ensino potencialmente significativas Aquecimento lógico Physics education Significant learning Cognitive development Potentially significant teaching units Logical heating |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Física |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5954 |
Fecha de publicación : | 31-jul-2017 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.