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dc.contributor.advisor1Teixeira, Cláudio Henrique da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767792T0pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Adriano Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276752U6pt_BR
dc.contributor.referee2Penha, Sidnei Percia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742357H8pt_BR
dc.creatorBaptista, Morganna Justen-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8220249T1pt_BR
dc.date.accessioned2017-11-09T14:36:36Z-
dc.date.available2017-11-07-
dc.date.available2017-11-09T14:36:36Z-
dc.date.issued2017-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5953-
dc.description.abstractThe present work brings as a theme the study of time, an important physical quantity, whose meaning, familiar to all, can turn very peculiar in the context of modern science. Historically, civilizations have found a bridge to development in the precise measure of time, and their early studies in astronomy were intended for this purpose. For this reason, in the first part of this text, the meaning of time is developed under the focus of the movement of the celestial bodies, associating it with the astronomical cycles in their short and long term counts. We have developed here a pedagogical product wich is organized in as a didactic sequence. That sequence attempts to assist teachers who wish to present astronomy and / or relativity issues to his students. The sequence can be worked, then, in two parts, and both areas of physics has practical and theoretical activities to be applied. The first part tries to construct a simplified model of universe using concepts of astronomy, but maintaining as central theme the measurement of the time. The second part of the work brings to light the problem of invariance in the speed of light, elucidating the relative concept that simultaneity acquires according to the theory of relativity. In the space-time, the rhythm of time no longer obeys a single beat, but will flow according to the curvature of that space. Based on the theme, the educational product we developed was applied in the classroom in order to test its significant potentiality. The results of this application are exposed in this work. The purpose of this teaching material is to assist the work of the teacher who wishes to bring such subjects into the classroom.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz como temática o estudo do tempo, uma importante grandeza física, cujo significado, familiar a todos, pode adquirir um caráter peculiar no contexto da ciência moderna. Historicamente, as civilizações encontraram na medida precisa do tempo uma ponte para o desenvolvimento, e seus primeiros estudos em Astronomia eram destinados a esse propósito. Por essa razão, desenvolve-se, na primeira parte do trabalho, o significado do tempo sob o enfoque do movimento dos astros, associando-o aos ciclos astronômicos em suas contagens, de curto e longo prazo. O produto pedagógico aqui desenvolvido se organiza em forma de uma unidade de ensino potencialmente significativa, uma sequência didática que intenta auxiliar o professor que deseja apresentar assuntos de astronomia e/ou relatividade aos seus alunos. Trata-se de uma sequência didática que pode ser trabalhada em duas partes, abordando essas duas áreas da física, e que conta com atividades práticas e teóricas para serem aplicadas. A primeira parte intenta construir um modelo simplificado de Universo utilizando conceitos de Astronomia, mas mantendo como temática central a medida do tempo. A segunda parte do trabalho traz à tona a problemática da invariância na velocidade da luz, elucidando o conceito relativo que a simultaneidade adquire segundo a teoria da relatividade. No tecido espaço-tempo, o ritmo do tempo não mais obedece a uma única batida, mas irá fluir de acordo com a curvatura desse espaço. Com base no tema, o produto educacional foi desenvolvido e aplicado em sala de aula, a fim testar sua potencialidade significativa. Os resultados dessa aplicação estão expostos neste trabalho. O objetivo deste material pedagógico é auxiliar o trabalho do professor que deseje levar tais assuntos para a sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectRelatividadept_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectTimept_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectRelativitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleDe movimento dos astros à quarta dimensão do espaço: uma abordagem didática sobre o tempo ao longo dos tempospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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