Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) : [87] Página de inicio de la colección

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, com nota 4 (quatro). Este Programa tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. O curso será realizado por Instituições de Ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Podem participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam às seguintes condições: ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, devidamente registrado no Ministério da Educação; e ser professor efetivo e em exercício no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º anos) de escola da Rede Pública de Ensino do Brasil.

Buscar
Suscribirse para recibir un correo electrónico cada vez que se introduzca un ítem en esta colección.
Elementos (mostrados por Fecha de envío en Descendente orden): 1 a 20 de 87
Fecha de publicaciónTítuloAutor(es)Tipo
15-ago-2024Uma proposta de letramento literário por meio de adaptações e obras originais de narrativas policiaisMedeiros, Nivea Neves e LimaDissertação
8-mar-2024Entre verdades e pós verdades: uma análise de representações construídas no gênero reportagem acerca do professor e do aluno da escola públicaMendes, Gabriel BarbosaDissertação
7-mar-2024O diálogo argumentativo em sala de aula: um caminho para a formação cidadãPereira, Carolina CamposDissertação
8-mar-2024Letramento literário no 7º ano do ensino fundamental II: uma proposta de leitura para a obra Malala, a menina que queria ir para a escolaNobre, Aline Cristina RobadelDissertação
7-mar-2024O gênero podcast de causo de assombração na escola do campo: do desenvolvimento de capacidades de linguagem à valorização da identidade ruralRubio, Marcela Pimentel EscoraliqueDissertação
7-mar-2024A negação como estratégia persuasiva em propagandas e anúncios publicitários: prática de análise linguística/semiótica no ensino fundamental IIFreitas, Wanessa Aparecida FerreiraDissertação
8-mar-2024Por uma ressignificação do trabalho com o vocativo: ensino sob a perspectiva da prática de análise linguística/semióticaFernandes, Ananda ElisabethDissertação
8-mar-2024Projeto didático de letramentos: potencialidades do gênero meme para a formação de sujeitos críticosAlmeida, Rafaela Aparecida Medeiros deDissertação
30-oct-2023Curadoria educacional e práticas de leitura no ensino fundamental: uma proposta para a formação de alunos leitores em tempos de “infodemia”Silva, Cláudio André daDissertação
27-sep-2023O uso do gênero cartaz reivindicatório no 2° ano do ensino fundamental: a cidadania transformadora em pautaMilhomem, Ana Carmelita de MoraesDissertação
2-oct-2023A Postura Ativa do Professor (PAP) em prol da ampliação de repertório literário com HQs no livro didático de língua portuguesaGuedes, Lidiane ReisDissertação
14-jul-2023A ficção, o leitor e a realidade social: uma proposta de abordagem de A Odisseia de Penélope, de Margaret Atwood, para o nono ano do ensino fundamentalAmâncio, Edneia AparecidaDissertação
31-mar-2023Estratégias para desenvolvimento da escrita no ensino fundamental I: capacidade discursiva em focoLopes, Maria AparecidaDissertação
5-abr-2023A construção de personagens em Vidas Secas de Graciliano Ramos e em uma adaptação em HQ: proposta de ampliação de repertório e letramento literárioCoimbra, Josiane SilveiraDissertação
31-mar-2023Storytelling como estratégia persuasiva em propagandas: caminhos para a análise linguística no Ensino Fundamental IICorrêa, Ana Cláudia DuarteDissertação
5-abr-2023Desmascarando as fake news no ensino fundamental: reflexão linguística a favor da formação cidadãCosta, Mariana Soares daDissertação
4-oct-2018Projetos didáticos ancorados em uma leitura-gatilhoFerreira, Marcella DAngela AlcarazDissertação
10-nov-2021O espaço narrativo em O Hobbit, de J. R. R. Tolkien: uma proposta de abordagem para o sétimo ano do Ensino Fundamental IILeonardo, Delane Teodora de OliveiraDissertação
13-oct-2021O jogo rimático no rap: uma proposta de letramento literário pelo viés das rimas multissilábicas nos anos finais do ensino fundamental II.Pires, Marli CorrêaDissertação
18-sep-2021O objeto livro na aula de literatura: letramento literário e ampliação de repertório de alunos do sexto ano com leituras de adaptações de Dom QuixoteCruz, Thaísa HoskenDissertação
Elementos (mostrados por Fecha de envío en Descendente orden): 1 a 20 de 87