Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) : [64] Página de inicio de la colección

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, com nota 4 (quatro). Este Programa tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. O curso será realizado por Instituições de Ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Podem participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam às seguintes condições: ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, devidamente registrado no Ministério da Educação; e ser professor efetivo e em exercício no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º anos) de escola da Rede Pública de Ensino do Brasil.

Buscar
Suscribirse para recibir un correo electrónico cada vez que se introduzca un ítem en esta colección.
Elementos (mostrados por Fecha de envío en Descendente orden): 1 a 20 de 64
Fecha de publicaciónTítuloAutor(es)Tipo
27-may-2021Letramento literário, ampliação de repertório e adaptação: inter-relações entre o conto, o cinema e os “causos” popularesNogueira, EduardoDissertação
20-may-2021A Carta aberta como instrumento de exercício para a cidadania: o trabalho com operadores argumentativos nos anos finais do Ensino FundamentalAndrade, Roberta BaffaDissertação
28-may-2021Representações do gênero feminino na ficção e seu impacto no repertório cultural de alunos do Ensino Fundamental IIBerno, Laís RiosDissertação
21-may-2021O discurso citado na entrevista e na reportagem: uma abordagem de análise linguística em aulas do 8º anoSouza, Thamiris Alvim deDissertação
21-may-2021A obra de Milton Hatoum Dois irmãos e a adaptação da HQ de Fábio Moon e Gabriel Bá como proposta de letramento literário e ampliação de repertório dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental IINascimento, Noemia de AzevedoDissertação
28-may-2021A produção de comentários críticos em contexto de Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom): uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino FundamentalRocha, Gustavo Gomes Siqueira daDissertação
28-may-2021O estudo da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: uma proposta contra o preconceito linguístico e socialCoelho, Carina de AlmeidaDissertação
20-may-2021Das ‘cartas do leitor’ aos ‘comentários críticos do instagram’ como prática para ampliação da competência argumentativa de discentes de 7º ano do ensino fundamentalBastos, Bruno Luis OliveiraDissertação
12-feb-2021Narrativas fantásticas e letramento literário: a formação do jovem leitorOliveira, Laio Henrique deDissertação
12-mar-2020Do conto à aldravipeia: uma proposta de ampliação do repertório literário através da produção de textos poéticosAdalemar Netto, JoseaniDissertação
27-ago-2020Os diários dialogados como instrumento de ensino para a construção de um ambiente de aprendizagem culturalmente sensívelArcanjo, Lívia NascimentoDissertação
18-sep-2020As tirinhas em quadrinhos de Armandinho na ampliação do repertório artístico-literário do jovem leitor nos anos finais do ensino fundamentalMarinho, José Ignacio RibeiroDissertação
18-ago-2020Ampliação do repertório literário através da leitura e produção de conto de fadasAlmeida, Helga Carvalho Baptista deDissertação
13-mar-2020A reescrita dirigida como parte do processo de consolidação da escritaFajardo, Ana Cristina MirandaDissertação
9-jul-2020Uma introdução ao cânone: ampliação de repertório e letramento literário através de O Cortiço de Aluísio Azevedo e uma adaptação em HQ de Ronaldo AntonelliSilva, Luciana dos SantosDissertação
13-mar-2020Análise reflexiva do ensino de língua portuguesa: um caminho para novas práticas pedagógicasVieira, Abel GomesDissertação
12-mar-2020Ensino contextualizado dos tempos verbais: relato de experiência vivida como forma de aproximação entre escola e famíliaFreitas, Vanda Pinheiro de LacerdaDissertação
9-jul-2020Campanha Educativa: a construção de um gênero como ação socialFerreira, Christiana Franck CardosoDissertação
13-mar-2020Letramento literário e ampliação de repertório: a ambiguidade na construção das personagens machadianas em textos originais e adaptaçõesGomes, Mariele Furtado de BarrosDissertação
30-sep-2019Das Reinações de Narizinho ao Oitavo Vilarejo: uma proposta de ampliação do repertório literário do jovem leitorRodrigues, Aline Mariano da SilvaDissertação
Elementos (mostrados por Fecha de envío en Descendente orden): 1 a 20 de 64