Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) : [79] Página de inicio de la colección

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, com nota 4 (quatro). Este Programa tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. O curso será realizado por Instituições de Ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Podem participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam às seguintes condições: ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, devidamente registrado no Ministério da Educação; e ser professor efetivo e em exercício no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º anos) de escola da Rede Pública de Ensino do Brasil.

Buscar
Suscribirse para recibir un correo electrónico cada vez que se introduzca un ítem en esta colección.
Elementos (mostrados por Fecha de envío en Descendente orden): 1 a 20 de 79
Fecha de publicaciónTítuloAutor(es)Tipo
30-oct-2023Curadoria educacional e práticas de leitura no ensino fundamental: uma proposta para a formação de alunos leitores em tempos de “infodemia”Silva, Cláudio André daDissertação
27-sep-2023O uso do gênero cartaz reivindicatório no 2° ano do ensino fundamental: a cidadania transformadora em pautaMilhomem, Ana Carmelita de MoraesDissertação
2-oct-2023A Postura Ativa do Professor (PAP) em prol da ampliação de repertório literário com HQs no livro didático de língua portuguesaGuedes, Lidiane ReisDissertação
14-jul-2023A ficção, o leitor e a realidade social: uma proposta de abordagem de A Odisseia de Penélope, de Margaret Atwood, para o nono ano do ensino fundamentalAmâncio, Edneia AparecidaDissertação
31-mar-2023Estratégias para desenvolvimento da escrita no ensino fundamental I: capacidade discursiva em focoLopes, Maria AparecidaDissertação
5-abr-2023A construção de personagens em Vidas Secas de Graciliano Ramos e em uma adaptação em HQ: proposta de ampliação de repertório e letramento literárioCoimbra, Josiane SilveiraDissertação
31-mar-2023Storytelling como estratégia persuasiva em propagandas: caminhos para a análise linguística no Ensino Fundamental IICorrêa, Ana Cláudia DuarteDissertação
5-abr-2023Desmascarando as fake news no ensino fundamental: reflexão linguística a favor da formação cidadãCosta, Mariana Soares daDissertação
4-oct-2018Projetos didáticos ancorados em uma leitura-gatilhoFerreira, Marcella DAngela AlcarazDissertação
10-nov-2021O espaço narrativo em O Hobbit, de J. R. R. Tolkien: uma proposta de abordagem para o sétimo ano do Ensino Fundamental IILeonardo, Delane Teodora de OliveiraDissertação
13-oct-2021O jogo rimático no rap: uma proposta de letramento literário pelo viés das rimas multissilábicas nos anos finais do ensino fundamental II.Pires, Marli CorrêaDissertação
18-sep-2021O objeto livro na aula de literatura: letramento literário e ampliação de repertório de alunos do sexto ano com leituras de adaptações de Dom QuixoteCruz, Thaísa HoskenDissertação
27-sep-2019Da indiferença ao pertencimento: uma educação linguística e cidadãOliveira, Mariana de Carvalho HalfeldDissertação
10-sep-2021Estratégias lúdicas para intensificar e ressignificar práticas de produção escrita com alunos do 3º ano do ensino fundamentalMrad, Aline NevesDissertação
14-sep-2021Estratégias didáticas para a produção de podcasts no nono ano do ensino fundamentalSantos, Cássia Aparecida da CostaDissertação
27-may-2021Letramento literário, ampliação de repertório e adaptação: inter-relações entre o conto, o cinema e os “causos” popularesNogueira, EduardoDissertação
20-may-2021A Carta aberta como instrumento de exercício para a cidadania: o trabalho com operadores argumentativos nos anos finais do Ensino FundamentalAndrade, Roberta BaffaDissertação
28-may-2021Representações do gênero feminino na ficção e seu impacto no repertório cultural de alunos do Ensino Fundamental IIBerno, Laís RiosDissertação
21-may-2021O discurso citado na entrevista e na reportagem: uma abordagem de análise linguística em aulas do 8º anoSouza, Thamiris Alvim deDissertação
21-may-2021A obra de Milton Hatoum Dois irmãos e a adaptação da HQ de Fábio Moon e Gabriel Bá como proposta de letramento literário e ampliação de repertório dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental IINascimento, Noemia de AzevedoDissertação
Elementos (mostrados por Fecha de envío en Descendente orden): 1 a 20 de 79