Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) : [64] Collection home page

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, com nota 4 (quatro). Este Programa tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. O curso será realizado por Instituições de Ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Podem participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam às seguintes condições: ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, devidamente registrado no Ministério da Educação; e ser professor efetivo e em exercício no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º anos) de escola da Rede Pública de Ensino do Brasil.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 64
Issue DateTitleAuthor(s)Type
27-May-2021Letramento literário, ampliação de repertório e adaptação: inter-relações entre o conto, o cinema e os “causos” popularesNogueira, EduardoDissertação
20-May-2021A Carta aberta como instrumento de exercício para a cidadania: o trabalho com operadores argumentativos nos anos finais do Ensino FundamentalAndrade, Roberta BaffaDissertação
28-May-2021Representações do gênero feminino na ficção e seu impacto no repertório cultural de alunos do Ensino Fundamental IIBerno, Laís RiosDissertação
21-May-2021O discurso citado na entrevista e na reportagem: uma abordagem de análise linguística em aulas do 8º anoSouza, Thamiris Alvim deDissertação
21-May-2021A obra de Milton Hatoum Dois irmãos e a adaptação da HQ de Fábio Moon e Gabriel Bá como proposta de letramento literário e ampliação de repertório dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental IINascimento, Noemia de AzevedoDissertação
28-May-2021A produção de comentários críticos em contexto de Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom): uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino FundamentalRocha, Gustavo Gomes Siqueira daDissertação
28-May-2021O estudo da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: uma proposta contra o preconceito linguístico e socialCoelho, Carina de AlmeidaDissertação
20-May-2021Das ‘cartas do leitor’ aos ‘comentários críticos do instagram’ como prática para ampliação da competência argumentativa de discentes de 7º ano do ensino fundamentalBastos, Bruno Luis OliveiraDissertação
12-Feb-2021Narrativas fantásticas e letramento literário: a formação do jovem leitorOliveira, Laio Henrique deDissertação
12-Mar-2020Do conto à aldravipeia: uma proposta de ampliação do repertório literário através da produção de textos poéticosAdalemar Netto, JoseaniDissertação
27-Aug-2020Os diários dialogados como instrumento de ensino para a construção de um ambiente de aprendizagem culturalmente sensívelArcanjo, Lívia NascimentoDissertação
18-Sep-2020As tirinhas em quadrinhos de Armandinho na ampliação do repertório artístico-literário do jovem leitor nos anos finais do ensino fundamentalMarinho, José Ignacio RibeiroDissertação
18-Aug-2020Ampliação do repertório literário através da leitura e produção de conto de fadasAlmeida, Helga Carvalho Baptista deDissertação
13-Mar-2020A reescrita dirigida como parte do processo de consolidação da escritaFajardo, Ana Cristina MirandaDissertação
9-Jul-2020Uma introdução ao cânone: ampliação de repertório e letramento literário através de O Cortiço de Aluísio Azevedo e uma adaptação em HQ de Ronaldo AntonelliSilva, Luciana dos SantosDissertação
13-Mar-2020Análise reflexiva do ensino de língua portuguesa: um caminho para novas práticas pedagógicasVieira, Abel GomesDissertação
12-Mar-2020Ensino contextualizado dos tempos verbais: relato de experiência vivida como forma de aproximação entre escola e famíliaFreitas, Vanda Pinheiro de LacerdaDissertação
9-Jul-2020Campanha Educativa: a construção de um gênero como ação socialFerreira, Christiana Franck CardosoDissertação
13-Mar-2020Letramento literário e ampliação de repertório: a ambiguidade na construção das personagens machadianas em textos originais e adaptaçõesGomes, Mariele Furtado de BarrosDissertação
30-Sep-2019Das Reinações de Narizinho ao Oitavo Vilarejo: uma proposta de ampliação do repertório literário do jovem leitorRodrigues, Aline Mariano da SilvaDissertação
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 64