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dc.contributor.advisor1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700503J6pt_BR
dc.creatorMoura, Edilma Soares Ferenzini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-10-16T13:33:14Z-
dc.date.available2017-10-11-
dc.date.available2017-10-16T13:33:14Z-
dc.date.issued2016-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5887-
dc.description.abstractThis work is developed within the Professional Master in Management and Education Evaluation of the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora - CAEd / UFJF. The case management study investigated the obstacles encountered in the processing of process probation of member servers of university teaching career, crowded at the Institute of Human Sciences - ICH UFJF. As a aim, we sought to identify the main aspects that affect performance evaluation process of teachers crowded in ICH servers in the perception of evaluation and evaluators. To achieve this overall objective, the description of the structure of the probation procedure of teachers and servers identified the role played by each actor involved was held. Next, we sought to identify the main factors, positive or negative, that interveem in particular performance assessment and, consequently, the possible causes of the difficult course of the evaluation process in ICH. The research is characterized, therefore, as exploratory, descriptive and explanatory. As for the type of research adopted, the case study was used. Data were collected through a structured questionnaire, directed to ICH teachers servers that joined the institution from 2009 to 2015, and available secondary data in the Integrated Human Resources Management - SIAPE and PROGEPE as well as in documents and legislation related to probation. With the results of the analysis was possible to identify some factors involved special performance evaluation of teachers servers, crowded in ICH, and rethink what needs to be changed (method, manner, frequency and instrument) No probation procedure saw people in UFJF. That said, the presented to the final action plan aims to suggest some recommendations aimed at recasting of national legislation governing the special procedure for evaluating the performance of teachers servants on probation as well as the evaluation instrument, so as to make it more effective and efficient.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF. O caso de gestão estudado investigou os entraves encontrados no processo de tramitação do estágio probatório dos servidores integrantes da carreira de magistério superior, lotados no Instituto de Ciências Humanas – ICH da UFJF. Como objetivo, buscou-se identificar os principais aspectos que interferem no processo de avaliação de desempenho dos servidores docentes lotados no ICH, na percepção dos avaliadores e avaliados. Para o alcance desse objetivo geral, foi realizada a descrição da estrutura do procedimento de estágio probatório dos servidores docentes e identificado o papel desempenhado por cada ator envolvido. Em seguida, buscou-se identificar os principais fatores, positivos ou negativos, que interveem na avaliação especial de desempenho e, por consequência, as possíveis causas da difícil tramitação do processo de avaliação no ICH. A pesquisa caracteriza-se, portanto, como exploratória, descritiva e explicativa. Quanto à modalidade de pesquisa adotada, foi utilizado o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, direcionado aos servidores docentes do ICH que ingressaram na Instituição no período de 2009 a 2015, além de dados secundários disponíveis no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE e na PROGEPE, bem como nos documentos e legislações relacionadas ao estágio probatório. Com os resultados das análises foi possível identificar alguns fatores intervenientes da avaliação especial de desempenho dos servidores docentes, lotados no ICH, e repensar o que precisa ser alterado (método, forma, periodicidade e instrumento) no procedimento de estágio probatório vigente na UFJF. Isto posto, o plano de ação apresentado ao final tem por objetivo sugerir algumas recomendações voltadas à reformulação da legislação interna que regulamenta o procedimento de avaliação especial de desempenho dos servidores docentes em estágio probatório, bem como do instrumento de avaliação, de forma a torná-lo mais efetivo e eficaz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio probatóriopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectProbationary stagept_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectPerformance evaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise do procedimento de estágio probatório dos professores do magistério superior: o caso do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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