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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação educacional em Boa Vista- Roraima: O ENEM como referência para o ensino técnico integrado ao ensino médio
Autor(es): Almeida Filho, Cicero Cardozo de
Primeiro Orientador: Souza, Dileno Dustan Lucas de
Co-orientador: Dias, Paulo Henrique
Membro da banca: Ribeiro, Simone da Silva
Membro da banca: Carneiro, Reginaldo Fernando
Membro da banca: Vieira, Jalon de Moraes
Resumo: Os debates sobre a avaliação na atualidade estão voltados para os seguintes temas: relação professor-aluno, avaliação formativa e diagnóstica, avaliação mediadora, avaliação de competências, avaliação como regulação e emancipação, entre outros. No presente estudo, muito mais do que discutir política educativa, procuramos entender o papel da avaliação dentro do processo educativo, e como seu uso inadequado pode comprometer a tomada de decisão. Neste cenário, este trabalho estabelece como objetivo geral realizar uma avaliação educacional tendo o ENEM como referência para o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, com os alunos do Instituto Federal de Roraima e da Rede Estadual de Ensino de Roraima. Justifica-se a escolha desse tema pela relevância dos sistemas avaliativos educacionais, escolhidos para fins deste trabalho, na aferição do desenvolvimento individual de competências e habilidades necessárias à formação integral do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Analisou-se também se o sistema de avaliação concorre para o desenvolvimento de habilidade e competência, com vistas à melhoria do desempenho dos alunos do Ensino Profissional Técnico Integrado ao Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, descritiva de caráter qualitativo. Participaram 120 (cento e vinte) alunos, distribuídos entre as escolas Estaduais e o Instituto Federal de Roraima – IFRR e 22 (vinte e dois) professores das referidas escolas. Para coleta de dados foi utilizado um questionário. Após a aplicação do instrumento, este foi consolidado, transformado em gráficos e analisados à luz do referencial teórico. Os resultados deste estudo mostram que os alunos não se sentem preparados para participarem das provas do ENEM e que os professores afirmaram que praticamente não trabalham em sala de aula levando em consideração o ENEM; não possuem linha definida na prática pedagógica; ora trabalham em uma concepção, ora em outra, gerando insegurança no aluno. A grande maioria dos docentes veem a avaliação como instrumento de medir o conhecimento e não levam em consideração os planos de metas para o ensino médio que deveria ser sua referência no plano de trabalho. Entende-se que a avaliação constitui ainda em um instrumento que é utilizado pelo professor como recurso disciplinador, que exclui a possibilidade de torná-lo capaz de pensar criticamente, porque estão presos ao formalismo pedagógico.
Abstract: The debates on evaluation currently focus on the following themes: teacher-student relationship, formative and diagnostic evaluation, mediator evaluation, evaluation of competences, evaluation as regulation and emancipation, among others. In the present study, much more than discussing educational policy, we seek to understand the role of evaluation within the educational process, and how its inappropriate use can compromise decision making. In this scenario, this work establishes as general objective to carry out an educational evaluation with ENEM as reference for the Integrated Technical Education to High School, with the students of the Federal Institute of Roraima and the State Network of Education of Roraima. The choice of this topic is justified by the relevance of the educational evaluation systems chosen for the purposes of this work, in the assessment of the individual development of skills and abilities necessary for the integral formation of the student, his preparation for the exercise of citizenship and his qualification for work. It was also analyzed whether the evaluation system contributes to the development of skill and competence, with a view to improving the performance of the students of Integrated Technical High School Education. The methodology used was the bibliographic research, descriptive of qualitative character. A total of 120 (one hundred and twenty) students, distributed between the state schools and the Federal Institute of Roraima (IFRR) and 22 (twenty-two) teachers from these schools participated. A questionnaire was used to collect data. After the instrument was applied, it was consolidated, transformed into graphs and analyzed in the light of the theoretical reference. The results of this study show that students do not feel prepared to participate in the ENEM tests and that the teachers stated that they practically do not work in the classroom taking into account ENEM; have no definite line in pedagogical practice; sometimes work in one conception, sometimes in another, generating insecurity in the student. The vast majority of teachers see evaluation as an instrument for measuring knowledge and do not take into account the high school goal plans that should be their reference in the work plan. It is understood that the evaluation is still an instrument that is used by the teacher as a disciplinary resource, which excludes the possibility of making him able to think critically, because they are attached to pedagogical formalism.
Palavras-chave: Avaliação
ENEM
Ensino médio
Evaluation
ENEM
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5789
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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