Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5774
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6pt_BR
dc.contributor.referee1Karwoski, Acir Mário-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706237A1pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Andreia Rezende Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753110H7pt_BR
dc.creatorFreitas, Nágela Calil de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358086J6pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-13T13:47:57Z-
dc.date.available2017-02-10-
dc.date.available2017-09-13T13:47:57Z-
dc.date.issued2015-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5774-
dc.description.abstractThis research aims to understand the possible relationship between students reading and writing practices in the virtual environment and the influence of this repertoire in the production of text performed in the classroom, observing, thus, if the Communication and Information Digital Technology use (CIDT) produces positive effects regarding the writing teaching. Our investigative setting, configured as an action-research, was at a public elementary school class in the State of Rio de Janeiro. The data were obtained from the teaching sequence development on the argumentative letter genre, which included the use of Tumblr social network in one of its stages. The survey results point to the fact that the non-formal settings adoption as a Portuguese teaching support helps to shorten the gap between the educational space and the student's world and can contribute to their linguistic development.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo compreender as possíveis relações entre as práticas letradas dos alunos no ambiente virtual e a influência desse repertório na produção de texto em sala de aula observando se o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) produz efeitos positivos no que diz respeito ao ensino da escrita. Configurado como uma pesquisa-ação, nosso trabalho teve como locus investigativo uma classe de 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de uma sequência didática cujo tema é o gênero carta argumentativa, a qual contou com a utilização da rede social Tumblr em uma de suas etapas. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que a adoção de ambientes não formais como apoio ao ensino de língua materna ajudam a encurtar a distância que separa o espaço educacional do cotidiano dos estudantes e podem contribuir para o seu desenvolvimento linguístico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titlePráticas de escrita de textos argumentativos: tumblr como ferramenta pedagógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.