https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5774
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Weiss, Denise Barros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Karwoski, Acir Mário | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706237A1 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Reis, Andreia Rezende Garcia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753110H7 | pt_BR |
dc.creator | Freitas, Nágela Calil de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358086J6 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-13T13:47:57Z | - |
dc.date.available | 2017-02-10 | - |
dc.date.available | 2017-09-13T13:47:57Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5774 | - |
dc.description.abstract | This research aims to understand the possible relationship between students reading and writing practices in the virtual environment and the influence of this repertoire in the production of text performed in the classroom, observing, thus, if the Communication and Information Digital Technology use (CIDT) produces positive effects regarding the writing teaching. Our investigative setting, configured as an action-research, was at a public elementary school class in the State of Rio de Janeiro. The data were obtained from the teaching sequence development on the argumentative letter genre, which included the use of Tumblr social network in one of its stages. The survey results point to the fact that the non-formal settings adoption as a Portuguese teaching support helps to shorten the gap between the educational space and the student's world and can contribute to their linguistic development. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo compreender as possíveis relações entre as práticas letradas dos alunos no ambiente virtual e a influência desse repertório na produção de texto em sala de aula observando se o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) produz efeitos positivos no que diz respeito ao ensino da escrita. Configurado como uma pesquisa-ação, nosso trabalho teve como locus investigativo uma classe de 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de uma sequência didática cujo tema é o gênero carta argumentativa, a qual contou com a utilização da rede social Tumblr em uma de suas etapas. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que a adoção de ambientes não formais como apoio ao ensino de língua materna ajudam a encurtar a distância que separa o espaço educacional do cotidiano dos estudantes e podem contribuir para o seu desenvolvimento linguístico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | Práticas de escrita de textos argumentativos: tumblr como ferramenta pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.