Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5774
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de escrita de textos argumentativos: tumblr como ferramenta pedagógica
Autor(es): Freitas, Nágela Calil de
Primeiro Orientador: Weiss, Denise Barros
Membro da banca: Karwoski, Acir Mário
Membro da banca: Reis, Andreia Rezende Garcia
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as possíveis relações entre as práticas letradas dos alunos no ambiente virtual e a influência desse repertório na produção de texto em sala de aula observando se o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) produz efeitos positivos no que diz respeito ao ensino da escrita. Configurado como uma pesquisa-ação, nosso trabalho teve como locus investigativo uma classe de 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de uma sequência didática cujo tema é o gênero carta argumentativa, a qual contou com a utilização da rede social Tumblr em uma de suas etapas. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que a adoção de ambientes não formais como apoio ao ensino de língua materna ajudam a encurtar a distância que separa o espaço educacional do cotidiano dos estudantes e podem contribuir para o seu desenvolvimento linguístico.
Abstract: This research aims to understand the possible relationship between students reading and writing practices in the virtual environment and the influence of this repertoire in the production of text performed in the classroom, observing, thus, if the Communication and Information Digital Technology use (CIDT) produces positive effects regarding the writing teaching. Our investigative setting, configured as an action-research, was at a public elementary school class in the State of Rio de Janeiro. The data were obtained from the teaching sequence development on the argumentative letter genre, which included the use of Tumblr social network in one of its stages. The survey results point to the fact that the non-formal settings adoption as a Portuguese teaching support helps to shorten the gap between the educational space and the student's world and can contribute to their linguistic development.
Palavras-chave: Educação
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Argumentação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5774
Data do documento: 21-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.