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dc.contributor.advisor1Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6pt_BR
dc.contributor.referee1Sigiliano, Natália Sathler-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759641Y8pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adriana da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorÁvila, Silvana Aparecida Caldas de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8050828E5pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-13T13:04:19Z-
dc.date.available2017-09-12-
dc.date.available2017-09-13T13:04:19Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5762-
dc.description.abstractThis research aims to verify how making a documentary about a small community of Lagoa Dourada, Minas Gerais, interfered the perspectives of students from the last years of an Elementary School located there. The methodology chosen was the qualitative research. For this work, the guidelines were established by an action-research, which conducted the development of the project and the training of researchers and students. For the research, it was chosen the case study with ethnographic emphasis, because, in this way, the researcher concentrates on a single case investigating it deeply. Therefore, we could observe the habits and the group living. The intervention work in class consisted of creating a sequence of written and oral activities developed by the group to get to the final product. For the documentary development, the students were introduced to different types of text genders and were asked to write them because they would be necessary to create the final material, as interviews, reports, articles. They were also oriented during workshops to get, select and edit images for the documentary. The written activities were compiled in a pedagogic handbook to guide professors who are interested in elaboration and performing oral and written pedagogical activities, instigating the development of skills related to the proposed gender. The database analysis was made through comparisons between the first production, made before the workshops, and the final ones. The comparison revealed that the students made progresses in writing, acquiring or improving their skills for formal written texts, and they became more conscious of specific aspects of the community in which they live, evidencing their growing as citizens of that community.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo verificar como a construção de um documentário sobre uma comunidade da cidade de Lagoa Dourada, Minas Gerais, interferiu na visão de alunos dos anos finais, Ensino Fundamental II, de uma escola pública que vivem nesta região. Como metodologia investigativa, optou-se pela pesquisa qualitativa. As orientações se deram por pesquisa-ação no desenvolvimento do projeto e na formação dos pesquisadores e dos educandos. Na pesquisa, empregou-se o estudo de caso com cunho etnográfico, pois, dessa forma, o pesquisador se concentra sobre um único caso, para investigá-lo com mais profundidade. Assim, foi possível observar os costumes e as formas de vida do grupo em estudo. O trabalho de caráter interventivo na sala de aula constituiu-se na elaboração de uma sequência de atividades de preparação conjunta de material escrito e oral e o uso adequado das tecnologias para a elaboração do trabalho final. Para a elaboração do documentário, os alunos foram apresentados e instigados a produzir textos em outros gêneros textuais que são necessários para se chegar ao material final – entrevistas, relatos, artigos de jornal. Além disso, receberam orientação específicas em oficinas de captação, seleção e edição de imagens para o documentário. As atividades de produção foram organizadas em um caderno pedagógico, visando orientar o trabalho de outros professores que tenham interesse na elaboração e no processo de execução de uma atividade pedagógica com modalidades orais e escritas mais formais, instigando o desenvolvimento de habilidades relacionadas com as especificidades do gênero proposto. A análise dos dados da pesquisa baseou-se na comparação entre os textos iniciais dos alunos, escritos antes do início da sequência de atividades, e os textos finais. Essa comparação permitiu-nos observar que os alunos não apenas progrediram em sua capacidade de escrita, adquirindo ou desenvolvendo suas habilidades de elaboração de textos formais escritos, como mostraram uma maior consciência sobre os aspectos específicos da comunidade em que vivem, evidenciando seu próprio desenvolvimento como cidadãos daquela comunidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO gênero textual documentário: uma proposta de construção de cidadaniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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