https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5741| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| elisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF |  View/Open | 
| DC Field | Value | Language | 
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marcia Guerra | - | 
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785115P3 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee1 | Thomaz, Fernanda do Nascimento | - | 
| dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732729U5 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee2 | Vieira, Daiana Lucas | - | 
| dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482768Y6 | pt_BR | 
| dc.creator | Almeida, Elisangela Aparecida Damasceno | - | 
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4419454J9 | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2017-09-13T12:45:27Z | - | 
| dc.date.available | 2017-09-06 | - | 
| dc.date.available | 2017-09-13T12:45:27Z | - | 
| dc.date.issued | 2017-04-01 | - | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5741 | - | 
| dc.description.abstract | - | pt_BR | 
| dc.description.resumo | O presente trabalho é fruto de conhecimentos adquiridos no Curso de Especialização em História da África oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, entre os anos 2015 e 2016. Pretendeu-se neste trabalho, utilizando os Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN’s) de geografia, a Lei de Diretrizes e Base de 1996 (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação da Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e outras leituras, levantar uma discussão a cerca do ensino de África na disciplina de geografia nos anos finais do ensino fundamental ( com ênfase para 6º ano). O intuito dessa discussão foi a produção de um material didático, que tem como objetivo principal introduzir conteúdos e informações relacionadas ao continente africano em sala de aula. Para isso utilizamos de conhecimentos da cartografia (orientação e localização) de forma lúdica (o jogo). Trabalhar conteúdos e informações tanto de geografia como de África de forma lúdica em sala de aula é uma maneira de conduzir o aluno ao aprendizado com aulas mais dinâmicas e divertidas. Desta maneira anseia-se desmistificar África para os alunos a fim de combater o preconceito e o racismo que ainda ecoa em sala de aula e fora dela.. | pt_BR | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR | 
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR | 
| dc.subject | Ensino de África | pt_BR | 
| dc.subject | Jogos | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR | 
| dc.title | Orientação geográfica a partir do continente africano: possibilidades didáticas | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR | 
| Appears in Collections: | Especialização em História da África | |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 
						
						
						
					 
						
						
					 
						
					 
		
					




