https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5740
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
elisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marcia Guerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Daiana Lucas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482768Y6 | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Elisangela Aparecida Damasceno | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4419454J9 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-06T12:05:29Z | - |
dc.date.available | 2017-09-06 | - |
dc.date.available | 2017-09-06T12:05:29Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5740 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é fruto de conhecimentos adquiridos no Curso de Especialização em História da África oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, entre os anos 2015 e 2016. Pretendeu-se neste trabalho, utilizando os Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN’s) de geografia, a Lei de Diretrizes e Base de 1996 (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação da Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e outras leituras, levantar uma discussão a cerca do ensino de África na disciplina de geografia nos anos finais do ensino fundamental ( com ênfase para 6º ano). O intuito dessa discussão foi a produção de um material didático, que tem como objetivo principal introduzir conteúdos e informações relacionadas ao continente africano em sala de aula. Para isso utilizamos de conhecimentos da cartografia (orientação e localização) de forma lúdica (o jogo). Trabalhar conteúdos e informações tanto de geografia como de África de forma lúdica em sala de aula é uma maneira de conduzir o aluno ao aprendizado com aulas mais dinâmicas e divertidas. Desta maneira anseia-se desmistificar África para os alunos a fim de combater o preconceito e o racismo que ainda ecoa em sala de aula e fora dela.. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de África | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Orientação geográfica a partir do continente africano: possibilidades didáticas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em História da África |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.