https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5734
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rosanaaparecidadeoliveirasantos.pdf | 563.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Passador, Luiz Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784173Z2 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Thomaz, Fernanda do Nascimento | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732729U5 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Rosana Aparecida de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273571Z8 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-06T11:56:23Z | - |
dc.date.available | 2017-09-05 | - |
dc.date.available | 2017-09-06T11:56:23Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5734 | - |
dc.description.abstract | The objective of this monographic work is to reflect how the implementation of Law No. 10,639 \ 03 has occurred in schools and to question the school reality in the attempt to face problems of identity and low self-esteem of our Afro-descendant students, promoting the recognition and respect for ethnic diversity -racial. The study was developed from a successful experience of didactic intervention carried out with a group of students from the initial grades of elementary school in a public school in Juiz de Fora, and from bibliographic research on the subject. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico tem como objetivos refletir como tem ocorrido a implantação da lei nº 10.639\03 nas escolas e questionar a realidade escolar na tentativa de enfrentar problemas de identidade e baixa autoestima de nossos alunos afrodescendentes, promovendo o reconhecimento e o respeito à diversidade étnico-racial. O estudo foi desenvolvido a partir de uma experiência bem sucedida de intervenção didática realizada junto a uma turma de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Juiz de Fora, e a partir e de pesquisa bibliográfica sobre o tema. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.subject | literature | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Empowerment | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil: identidade e empoderamento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em História da África |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.