https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5733
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tarcíliaednafernandesdonascimento.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ginga para aprender história da África: jogo como recurso de aprendizagem |
Autor(es): | Nascimento, Tarcília Edna Fernandes do |
Primeiro Orientador: | Pereira, Márcia Guerra |
Membro da banca: | Vieira, Daiana Lucas |
Resumo: | A oficialização do ensino da História e Cultura Afro-brasileira no currículo da rede pública de ensino do país, é um marco no sentido de introduzir na educação brasileira a valorização e a participação de outras culturas, além da europeia. A África é um imenso continente, ocupado por muitos povos que apresentam uma grande diversidade cultural, permitindo uma riqueza de possibilidades incomparável. Ao trabalhar a História africana, com os alunos do ensino fundamental objetiva-se a análise da identidade dos povos africanos, saberes históricos, culturais e sociais, que possibilitem aos alunos uma visão positiva da África, visto que em muitos livros didáticos, o continente africano somente aparece quando o tema é escravidão e nos meios de comunicação como sinônimo de pobreza e atraso. Diante desta carência este trabalho apresenta uma alternativa de material didático sobre a cultura, sociedade e história africana capaz de introduzir o tema de maneira leve e descontraída, mais precisamente na forma de um caderno de atividades que aborda vários aspectos e temas sobre a África. Neste contexto, o trabalho apresenta pesquisas com jogos educativos cujo intuito é avaliar esses instrumentos e ampliar a possibilidade de sua utilização como ferramenta educacional, já que apresentam funções motivadoras extremamente relevantes para a aprendizagem. |
Abstract: | The official education of Afro-Brazilian History and Culture, in the country's public school system curriculum, is a landmark in the sense of introducing in Brazilian education the appreciation and participation of other cultures, besides the European one. Africa is an immense continent, occupied by many peoples who present a great cultural diversity, allowing a wealth of possibilities incomparable. The work of African History with primary school students aims to analyze the identity of African peoples, historical, cultural and social knowledge, to enable students to have a positive view of Africa, since in many textbooks, the African continent only appears when the subject is slavery and in the media as a synonym of poverty and backwardness. In the face of this lack, this work presents an alternative of didactic material on African culture, society and history capable of introducing the theme in a light and relaxed way, more precisely in the form of an activity book that addresses various aspects and themes about Africa. In this context, the work presents researches with educational games whose purpose is to evaluate these instruments and to extend the possibility of their use as an educational tool, since they present motivating functions extremely relevant to learning. |
Palavras-chave: | Material didático História da África Lei 10.639 Educational Material History of Africa Law 10.639 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5733 |
Data do documento: | 1-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Especialização em História da África |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.