https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5721
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jorgeluizdomingosdossantos.pdf | 3.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Movimentos de descolonização em África das colônias de língua portuguesa |
Autor(es): | Santos, Jorge Luiz Domingos dos |
Primeiro Orientador: | Souza Filho, Vinebaldo Aleixo de |
Membro da banca: | Vieira, Daiana Lucas |
Resumo: | Este trabalho aborda o processo de independência dos países africanos colonizados por Portugal. Em especial, tratamos da experiência de libertação de Guiné-Bissau, entre o final da década de 1950 com sua culminância em 24 de setembro de 1973, quando foi oficializada sua independência. Nosso método foi fazer uma cuidadosa revisão bibliográfica para apresentarmos um ponto de vista, dentre muitos referentes ao tema. Apresentamos, também, brevemente, aspectos da trajetória de Amílcar Cabral, militante político e um dos líderes do movimento de independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde. O objetivo do trabalho tanto subsidiar a prática docente, especialmente do professor de História, quanto oferecer uma proposta diferenciada aos alunos do Ensino Médio. Para isso, inicialmente apresentamos os referenciais teóricos e atividades extras para melhor uso do material didático. Na parte dedicada aos alunos, complementamos o material didático com atividades adicionais – como música, poemas, vídeos – para despertar o interesse e a reflexão dos jovens para um tema ainda pouco explorado nos bancos escolares. |
Abstract: | The objective of this research was to describe the Independence process of African coutries colinazed by Portugal. Especially, the study was based in the Guine-Bissau experience of freedom, which started in the end of 1950 decade and finished in September 24 in 1973, when the country became officialy independent. The methode used was review carefully the bibliography present, in order to show a point of view about the theme, among many others. Furthermore, we present the aspects of Amílcar Cabral life as a militant, politician and one of the leaders of the independence of Guine-Bissau and Cabo-Verde. The purpose of this study is to be used by teachers, especially history teachers, to ofer their students in the high school a different proposal. Therefore, initially, we present an theoretical reference and activities as a additional suport. In the part destined to the students, as a complement can also find additional activities - musics, poems, videos - to make them interested and critics about the theme that is not explored in the classes at school. |
Palavras-chave: | África Resistência Colonialismo português Guiné-Bissau Ensino de história africana |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5721 |
Data do documento: | 24-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Especialização em História da África |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.