https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5719
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
leonardomendesgoncalves.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Os contos de Luís Bernardo Honwana e Ondjaki: performances literárias em sala de aula |
Autor(es): | Gonçalves, Leonardo Mendes |
Orientador: | Pereira, Edimilson de Almeida |
Miembros Examinadores: | Lamas, Fernando Guadereto |
Resumo: | Este trabalho apresenta um roteiro didático-metodológico sobre o uso de contos nas aulas de literatura, pensando na inserção de escritores africanos – Ondjaki e Luís Bernardo Honwana – como tendências literárias contemporâneas em língua portuguesa. Assim, pretende-se criar espaços discursivos em tornos de temáticas inseridas na produção de ambos os escritores em sala de aula, construindo diversos imaginários existentes nos contos. O corpus literário – Os da minha rua e Nós matamos o Cão Tinhoso - escolhido abarca questões cara à literatura tanto de Angola quanto de Moçambique. Portanto, pretendemos trabalhar em sala de aula questões que possam vir a surgir referente a questões relacionadas a processos identitários, de alteridade, oralidade, tradições, processos históricos, a memória, e categorizações propriamente do conto. A opção pelo conto se baseia na escolha de um gênero literário mais rápido no sentido de leitura em sala de aula, bem como é realizar atividades em sala de aula com o gênero supracitado, contribuindo na formação do leitor-aluno. |
Resumen : | This work presents a didactic-methodological guide on the use of short stories in literature classes, thinking about the insertion of African writers - Ondjaki and Luís Bernardo Honwana - as literary contemporary literary tendencies in Portuguese language. Thus, it is intended to create discursive spaces in thematic laths inserted in the production of both writers in the classroom, constructing several imaginary existing in the stories. The literary corpus - Those of my street and We kill the Tiny Dog - chosen covers issues facing the literature of both Angola and Mozambique. Therefore, we intend to work in the classroom questions that may arise regarding issues related to identity processes, alterity, orality, traditions, historical processes, memory, and categorizations proper of the story. The option for the story is based on the choice of a faster literary genre in the sense of reading in the classroom, as well as performing classroom activities with the aforementioned genre, contributing to the formation of the reader-student. |
Palabras clave : | Literatura africana Luís Bernardo Honwana Ondjaki Conto African Literature Luís Bernardo Honwana Ondjaki Short story |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5719 |
Fecha de publicación : | 24-mar-2017 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em História da África |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.