Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5711
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
damianneaparecidadesampaio.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1López, Maximiliano Valerio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713079Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703175D2pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Rafael de Almeida Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266534H5pt_BR
dc.creatorSampaio, Damianne Aparecida de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4816636U0pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-06T11:34:01Z-
dc.date.available2017-09-05-
dc.date.available2017-09-06T11:34:01Z-
dc.date.issued2017-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5711-
dc.description.abstractI want on this research to think about a certain some way to be on the school. Worlds be created, on it, is possible starting of the form that it is inhabited for those who impart vitality to it. This potency exists starting from what the school creates in a present moment permeated for the existence of a past that does not ceases to be. To carry forward this reflection about certain “be on the school”, I tried to explore form to see the world. Thus, I find the work on the film-maker Cao Guimarães, and his particular way of relating to reality. The diving about this cinematograph implicates to think about some elements what constitute it, like the form to make starting from the reality and of the time that becomes plastic on the image. To think these elements, the contribution of André Bazin and Henri Bergson were fundamental. The movements of to think also implied to considerer his poetical statute some works of Cao Guimarães. And, on this aspect, the constructs of Octávio Paz were of great value. After this, the research passes through a careful moment of analysis of the movie A Alma do Osso (2004), of the Cao Guimarães. The choose fell on this documentary because it contains elements what allow us to say something about to be on the school, same the movie does not be made on it or says, for itself, something about it. Others categories present in the film, such the suspension discussed for Maarten Simons and Jan Masschelein; to think the school itself. They made it possible to establish a bridge between the film and the ways of inhabiting the school. In this sense, the idea of the attention, that here gains centrality starting from theses authors and too from Jorge Larrosa. All these and others elements thought during the research, open the possibility of affirming a certain form of to be on the school. And, allows to think a potency to the now, in counterpoint to an idea of future that today seems to have captivate it.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa procuro pensar acerca de uma certa maneira de estar na escola. Nela é possível que mundos sejam criados a partir da forma como é habitada por aqueles que lhe conferem vitalidade. Tal potência existe a partir do que a escola cria em um momento presente, permeado pela existência de um passado que não cessa de ser. Para levar a diante esta reflexão sobre o estar na escola, procurei explorar as formas de ver o mundo. Assim, encontro a obra do cineasta Cao Guimarães e sua particular maneira de se relacionar com a realidade, de pensá-la e posicionar-se em relação a ela. O mergulho sobre esta cinematografia implica pensar alguns elementos que a constituem, como o tempo, que se torna plástico na imagem. Para pensar este elemento, as contribuições de André Bazin e Henri Bergson foram fundamentais. Os movimentos do pensar implicaram também considerar o estatuto poético das obras de Cao Guimarães, e nesse aspecto, os constructos de Octávio Paz foram de grande valia. A pesquisa perpassa por um momento cuidadoso de análise do filme A Alma do Osso (2004), do próprio Cao Guimarães. A escolha recaiu sobre este documentário por apresentar alguns elementos que permitem dizer algo sobre o estar na escola, mesmo que o filme não se faça nela ou diga, por si mesmo, algo sobre ela. Outras categorias presentes no filme, como a de suspensão, discutida por Maarten Simons e Jan Masschelein para pensar a própria escola permitiram estabelecer uma ponte entre o filme e os modos de habitar a escola; nesse mesmo sentido, é também destacada a ideia de atenção, que aqui ganha centralidade a partir destes autores e de Jorge Larrosa. Todos estes elementos e outros pensados ao longo da pesquisa, abrem a possibilidade de afirmar certa forma de estar na escola e permitem pensar sua potência em relação ao agora, em contraposição à ideia de futuro que hoje parece tê-la cativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCãopt_BR
dc.subjectGuimarãespt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectRealismo cinematográficopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCaopt_BR
dc.subjectGuimarãespt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectAttentionpt_BR
dc.subjectTimept_BR
dc.subjectCinematographic realismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO real, a atenção e o tempo: uma cinematografia possível para pensar um estar na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.