Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5702
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
valériacristinafariatoledo.pdf604.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lamas, Fernando Gaudereto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753613P6pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Marcos Vinícius Santos Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719590T6pt_BR
dc.creatorToledo, Valéria Cristina Faria-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4840485D2pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-04T13:25:39Z-
dc.date.available2017-09-04-
dc.date.available2017-09-04T13:25:39Z-
dc.date.issued2017-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5702-
dc.description.abstractIn this work, we'll cover a brief overview of literacy practices; we will look at the importance of the role of history in the process of literacy, emphasizing the formative character of discipline in the early years of elementary school. For this, we discuss the importance of working the teaching of African history in the original series as well as working with oral history and identity, written sources and games in the process of historical literacy. We consider also proposals for a more critical learning, meaningful and reflective in the teaching of History.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, abordaremos uma breve síntese sobre práticas do Letramento, analisaremos a importância do papel da História no processo de alfabetização, ressaltando o caráter formativo da disciplina nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, escolhemos discutir a importância de trabalhar o ensino da História da África nas séries iniciais bem como, o trabalho com a história oral e identidade, fontes escritas e jogos no processo de alfabetização historiográfica. Analisarmos também propostas para uma aprendizagem mais crítica, significativa e reflexiva no ensino de História.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização historiográficapt_BR
dc.subjectCultura africana e letramento em históriapt_BR
dc.subjectHistorical literacypt_BR
dc.subjectAfrican culture and literacy in History.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleLetramento em história e o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História da África



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.