Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5696
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
felipesoaressalgado.pdf3.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lourenço, Lélio Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785151P9pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792956Y8pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Beatriz Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Torres, Raimunda Célia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701182H6pt_BR
dc.creatorSalgado, Fellipe Soares-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4504163A6pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-31T12:27:39Z-
dc.date.available2017-08-31-
dc.date.available2017-08-31T12:27:39Z-
dc.date.issued2017-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5696-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the beliefs (belief systems) of educational administrators regarding bullying. Participants were teachers, coordinators, principals and vice-principals of two schools of municipal schools. The literature points out educators as key professionals in the school intervention for violence, and beliefs relevant to understanding the process of managing this environment. A qualitative methodology was carried out and educators answered a semi-structured interview. The treatment of the interviews was done using the technique of content analysis. The results show a strong tendency of educators in consider the parents or guardians of children absent in the socialization process and formal education of students. This belief is linked to other ones regarding management of bullying, and the absence of family as a deterrent to the effectiveness of any intervention process at school. Family-related beliefs are related to low quality in parenting and little emotional contact with the child. Accordingly, the study findings points out relevant factors to be considered in future school anti-bullying interventions, both the training of educators and family participation in the process.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as crenças (sistemas de crenças) dos gestores educacionais com relação ao bullying. Participaram da pesquisa professores, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores de duas escolas da rede municipal de ensino. A literatura levantada apontou os educadores como importantes profissionais na intervenção escolar dessa violência, sendo suas crenças relevantes para o entendimento do processo de gestão neste ambiente. Foi utilizada a metodologia qualitativa e os educadores responderam a uma entrevista semiestruturada. O tratamento das entrevistas foi feito através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam forte tendência dos educadores em consideram os pais ou responsáveis pelas crianças ausentes no processo de socialização e educação formal dos alunos. Essa crença está ligada a outra referente às possibilidades de gestão do bullying, sendo a ausência da família um impeditivo para efetividade do qualquer processo interventivo na escola. Ligadas à família estão crenças referentes à qualidade baixa na criação dos filhos e pouco contato emocional com a criança. Nesse sentido, os resultados do estudo apontam para fatores relevantes a serem considerados em futuras intervenções escolares antibullying, bem como a capacitação de educadores e participação familiar no processo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectGestor educacionalpt_BR
dc.subjectCrenças (sistema de crenças)pt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEducational managerpt_BR
dc.subjectBeliefs (beliefs systems)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCrenças de gestores escolares em relação ao bullyingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.