Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5660
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
clarissasallescostaferreira.pdf974.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Dotação física e talento para natação: análise de um modelo teórico
Author: Ferreira, Clarissa Salles Costa
First Advisor: Barbosa, Altemir José Gonçalves
Referee Member: Ferreira, Maria Elisa Caputo
Referee Member: Chaves, Aline Dessupoio
Resumo: O talento tem sido alvo de pesquisas em diversas áreas, como a Psicologia, Esporte, Educação, Artes, entre outras. Nesta dissertação, o talento esportivo, especialmente o talento para natação, foi investigado, tendo como base o Modelo Diferencial de Dotação e Talento (DMGT 2.0). O objetivo geral foi analisar um modelo diferencial de dotação e talento para natação. Considerando a complexidade e o caráter multidimensional do talento para natação, este trabalho é composto por dois estudos inter-relacionados. No primeiro, realizado com 94 nadadores, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 13 anos (M = 11,69; DP = 1,08), teve como objetivo analisar as propriedades métricas de um protocolo de identificação de dotação física para natação (Pidofina). Verificou-se que o Pidofina apresenta boas qualidades métricas. O segundo estudo contou com a participação de seis treinadores/professores e 91 nadadores, com idades médias de 11,68 (DP=01,06). Objetivou-se analisar as propriedades métricas de um conjunto de medidas utilizado para identificar talento em natação. Ademais, associar dotação física para natação, talento para natação e catalisadores intrapessoais. Foi observado que estas medidas explicam de forma diferente e limitada a variância dos perfis de talento para natação. Ressalta-se que a identificação do talento para natação, mais especificamente, dos fatores ambientais, genéticos e psicológicos a ele associados, são imprescindíveis para que programas sistemáticos de desenvolvimento sejam implementados e, consequentemente, tais talentos não sejam desperdiçados.
Abstract: Talent has been the object of research in various areas, such as Psychology, Sport, Education, Arts, among others. In this dissertation, sports talent, especially swimming talent, was investigated, based on the Differential Model Gifted and Talent (DMGT 2.0). The general objective was to analyze a differential model gifted and talent for swimming. Considering the complexity and multidimensional nature of swimming talent, this work is composed of two interrelated studies. In the first, carried out with 94 swimmers of both genders and with ages between 10 and 13 years old (M = 11.69; SD = 1.08), the metric properties of a protocol of identification of physical gifted for swimming (Pidofina) were analyzed. It was verified that Pidofina has good metric qualities. The second study had the participation of six coaches/teachers and 91 swimmers, with a mean age of 11.68 (SD = 01.06). The objective was to analyze the metric properties of a set of measures used to identify talent in swimming. In addition, to associate physical giftedness for swimming, talent for swimming and intrapersonal catalysts. It was observed that these measures explain in a different and limited way the variance of swimming talent profiles. It is emphasized that the identification of swimming talent, more specifically the environmental, genetic, and psychological factors associated with it, are essential for the implementation of systematic development programs and, consequently, not wasting such talents.
Keywords: Natação
Talento
Dotação física
DMGT 2.0
Adolescentes
Swimming
Talent
Physical giftedness
DMGT 2.0
Teenagers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5660
Issue Date: 2-May-2017
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.