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dc.contributor.advisor1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703175D2pt_BR
dc.contributor.referee1Faveret, Bianca Sanchez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Lissovsky, Maurício-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795894E5pt_BR
dc.creatorSarmento, Tiago Alves de Moraes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4471076E2pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-28T14:25:06Z-
dc.date.available2016-01-28-
dc.date.available2016-01-28T14:25:06Z-
dc.date.issued2014-02-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/557-
dc.description.abstractThis paper aims to broaden the discussion about the unheimlich (the uncanny) – as proposed in 1919 by Sigmund Freud – and the superhero movie genre, classified within the norms of classical narration, such as Hollywood blockbusters. As we walk throughout the Freudian theory in which his article results – and its following concepts, later published –, we may be able to follow a direction that has not been well explored before: the idea that the unheimlich is not just what is attached to what is scary and horrific, but also to the return of what is repressed, where fantasies and desires blossom. As we explore the norms and concepts of classical narration to help us in our journey, we will be able to analyze this perspective in two Batman movies, which are examples of how these repressed ideas may return to the spectator’s conscience.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação visa ampliar a discussão que envolve o tema do unheimlich – tal como proposto por Sigmund Freud em 1919 – e o cinema de super-heróis, classificados dentro das normas da narrativa clássica, tal como os blockbusters hollywoodianos. Ao fazermos um passeio pela teoria freudiana que resultou neste artigo – e a subsequente, onde o psicanalista amplia alguns conceitos ali introduzidos –, podemos lançar luz a uma direção que não tem sido explorada nos trabalhos dos temas: a de que o unheimlich não está vinculado apenas ao que é estranho ou assustador, e sim ao retorno do recalcado, lugar onde fantasias e desejos proliferam. Auxiliados pelas normas e características da narrativa clássica, podemos analisar, sob esta perspectiva, cenas de dois filmes do Batman, que atuam como exemplos desses elementos recalcados passíveis de retorno ao consciente do espectador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUnheimlichpt_BR
dc.subjectEstranhopt_BR
dc.subjectNarrativa clássicapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectUnheimlichpt_BR
dc.subjectUncannypt_BR
dc.subjectClassical narrationpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO unheimlich no universo do super-herói no cinema clássico: o inconsciente que habita as sombras do Cavaleiro das Trevaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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