Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5490
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cristianevelosodearaujopestana.pdf833.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A mulher negra nos poemas de Cristiane Sobral – luta, valorização e empoderamento
Author: Pestana, Cristiane Veloso de Araujo
First Advisor: Daibert, Bárbara Inês Ribeiro Simões
Referee Member: Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues
Referee Member: Silva, Fernanda Felisberto da
Resumo: A presente dissertação é o resultado de uma leitura crítica da obra poética de Cristiane Sobral. O objetivo central deste estudo é observar como os poemas da autora rompem com os estereótipos associados à figura das mulheres negras e, na mesma intensidade, promovem autoestima, reconhecimento e empoderamento dessas mulheres. Muitos desses estereótipos foram reforçados por décadas pela Literatura brasileira, por isso é importante que a própria Literatura seja capaz de contribuir para a desconstrução de visões estereotipadas, racistas e preconceituosas da mulher negra. Para embasar nossa pesquisa, utilizaremos no primeiro capítulo, algumas teorias sobre a Identidade na diáspora advindas dos estudos de autores como Stuart Hall, Edouard Glissant, Paul Gilroy e outros. Foi necessário também, percorrer os caminhos do feminismo negro, seguindo as direções sugeridas por bell hooks, Angela Davis, Sueli Carneiro e Miriam Alves, para conduzir o segundo capítulo. O referido capítulo relaciona o tema do feminismo negro e da condição da mulher escritora com o primeiro livro de poemas da autora, intitulado Não vou mais lavar os pratos. Já o terceiro capítulo, se norteia pela análise do livro Só por hoje vou deixar meu cabelo em paz, fazendo um levantamento da questão identitária a partir do cabelo da mulher negra com base nas pesquisas de Nilma Lino Gomes. A intenção é mostrar a relevância dos escritos de Cristiane Sobral para a construção de uma nova mulher negra, valorizada, empoderada e feliz.
Abstract: This dissertation is the result of a critical reading of Cristiane Sobral's poetic work. The main objective of this study is to observe how the author's poems break with the stereotypes associated with the figure of black women and, at the same intensity, promote self-esteem, recognition and empowerment of these women. Brazilian Literature has reinforced many of these stereotypes for decades; therefore, it is important that Literature itself is able to contribute to the deconstruction of stereotyped, racist and prejudiced views of black women. To support our research, we will use in the first chapter some theories on identity in the diaspora from the studies of authors such as Stuart Hall, Edouard Glissant, Paul Gilroy and others. It was also necessary to walk the paths of black feminism, following the directions suggested by bell hooks, Angela Davis, Sueli Carneiro and Miriam Alves, to conduct the second chapter. This chapter relates the theme of black feminism and the condition of the female writer with the author's first book of poems entitled, “Não vou mais lavar os pratos”. The third chapter is based on the analysis of the book “Só por hoje vou deixar meu cabelo em paz”, making a survey of the identity issue from the hair of the black woman based on the research of Nilma Lino Gomes. The intention is to show the relevance of Cristiane Sobral's writings to the construction of a new, valued, empowered and happy black woman.
Keywords: Mulher negra
Identidade
Autoestima
Valorização
Empoderamento
Black woman
Identity
Self esteem
Appreciation
Empowerment
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5490
Issue Date: 28-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.