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dc.contributor.advisor1Barbosa, Silvana Mota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790977A0pt_BR
dc.contributor.referee1Domingues, Beatriz Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780136A6pt_BR
dc.contributor.referee2Barata, .Alexandre Mansur-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775887D4pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Silvia Cristina Martins de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799691P6pt_BR
dc.contributor.referee4Ferreira, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787568H3pt_BR
dc.creatorSilva, Raquel Barroso-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267204J3pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T13:54:56Z-
dc.date.available2017-07-04-
dc.date.available2017-08-08T13:54:56Z-
dc.date.issued2016-04-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5421-
dc.description.abstractThe endeavor to the construction of a “National Theater” in the capital of the Empire of Brazil had the effort of many literate men, especially of playwrights who supported the Romantic and Realist schools. From the 1860s on, time of the advent of genres of Light Theater (Teatro Ligeiro) in Brazil, and especially in the early 1870s when these genres were established on our stages, the ideal of a “National Theater” built by the representatives of those schools were significantly unsettled. This work demonstrates that the transformations in the social, economic, cultural, and political context of Rio de Janeiro between the late 1860s and early 1870s changed the very definition of the “National Theater” concept, making it wider and less strict, because espectacles which, in the previous decade, would not be accepted as “National”, started being considered as such. In order to deeply understand the repercussion of such contextual changes in the field of drama, it was necessary thorough dedication to the everyday events of one of the most important theater companies of that time and the most representative one regarding the adoption of Light Theater Genres throughout the world of theater in Rio de Janeiro, Phenix Dramática theater company (1868 – 1891). Dialoguing with the contributions provided by the History of the Concepts and, in the methodology field, with the Social History, especially Social History of Culture, this thesis uses the periodic press as main source of research. Twenty-five newspapers were directly consulted, most of them in Rio de Janeiro, between 1821 (Diário do Rio de Janeiro) and 1889 (O Paiz).pt_BR
dc.description.resumoO empenho para a construção de um “teatro nacional” na capital do Império do Brasil contou com o esforço de muitos homens de letras, em especial dos dramaturgos adeptos da escola romântica e realista. A partir da década de 1860, quando do advento dos gêneros do teatro ligeiro no Brasil, e especialmente no início da década de 1870 quando houve a fixação desses gêneros em nossos palcos, o ideal de “teatro nacional” construído pelos representantes daquelas escolas foi sensivelmente abalado. O trabalho demonstra que as transformações no contexto social, econômico, cultural e político do Rio de Janeiro, entre o final da década de 1860 e começo da década de 1870, alteraram a própria definição do conceito de “teatro nacional”, tornando-o mais amplo e menos rigoroso, pois passaram a ser considerados “nacionais” espetáculos que, na década anterior não seriam aceitos como tal. Para compreendermos profundamente a reverberação de tais transformações contextuais no campo do teatro foi necessário nos debruçarmos sobre o cotidiano de uma das mais importantes companhias do período, e a mais representativa em relação a essa adoção dos gêneros ligeiros pelo mundo teatral carioca: a companhia teatral Phenix Dramática (1868-1891). Dialogando com os aportes fornecidos pela chamada História dos Conceitos e no campo metodológico, com a História Social, em especial História Social da Cultura, esta tese lança mão da imprensa periódica como principal fonte de pesquisa. Foram diretamente consultados 25 jornais, em sua maioria do Rio de Janeiro, entre os anos de 1821 (Diário do Rio de Janeiro) e 1889 (O Paiz).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subjectTeatro nacionalpt_BR
dc.subjectCompanhia teatral Phenix Dramáticapt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subjectNational Theaterpt_BR
dc.subjectPhenix Dramática Theater Companypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA companhia teatral Phenix Dramática: teatro ligeiramente nacional no Rio de Janeiro entre as décadas de 1860 e 1870pt_BR
dc.typeTesept_BR
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