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dc.contributor.advisor1Huff Júnior, Arnaldo Érico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799692Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Frederico Pieper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777248H7pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Breno Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703717J3pt_BR
dc.creatorFigur, Elvio Nei-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8714675H5pt_BR
dc.date.accessioned2017-06-01T11:52:00Z-
dc.date.available2017-05-31-
dc.date.available2017-06-01T11:52:00Z-
dc.date.issued2017-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4791-
dc.description.abstractFor Søren Kierkegaard, life demands the encounter of a truth one can live and die for. According to him, the objective uncertainty, sustained by the appropriation of the most passionate inwardness, is the truth, the highest existent truth for a person. This definition of truth as subjectivity is also a paraphrase of faith. For the philosopher of religion, the truth of Christianity does not lie in the objectification of doctrines, but in the appropriation of its paradox(es) with the passion of inwardness; In the leap of faith. Religious truth, essentially subjective, is only effectively communicated indirectly; by and for the free individual in their existence. Often, however, religious truth is transformed into absolute, objective truth. This is what happens in religious institutions like the Evangelical Lutheran Church of Brazil, where the idea of proclamation is based on the premise that the error has to be corrected and the truth proclaimed. This reality, clearly observed in the media communication, reveals a strong tendency towards rationalization of faith at the expense of the subjectivity of the existing person in search of ultimate meaning.pt_BR
dc.description.resumoPara Søren Kierkegaard, a vida exige o encontro de uma verdade pela qual se possa viver e morrer. Segundo ele, a incerteza objetiva, sustentada na apropriação da mais apaixonada interioridade é a verdade, a mais alta verdade que há para um existente. Essa definição de verdade como subjetividade é, ainda, uma paráfrase da fé. Para o filósofo da religião, a verdade do cristianismo está, não na objetivação de doutrinas, mas na apropriação de seu(s) paradoxo(s) com a paixão da interioridade; no salto da fé. Decorre daí que a verdade religiosa, essencialmente subjetiva, só é efetivamente comunicada de forma indireta; por e para o indivíduo livre em sua existência. Muitas vezes, entretanto, a verdade religiosa é transformada em verdade objetiva, absoluta. É o que acontece em instituições religiosas, caso da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), em que o ideário de proclamação baseia-se na premissa de que o erro precisa ser corrigido e a verdade proclamada. Tal realidade, observada claramente na atuação comunicacional midiática, revela forte tendência à racionalização da fé em detrimento da subjetividade do existente em busca de sentido último.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVerdade religiosapt_BR
dc.subjectSøren Kierkegaardpt_BR
dc.subjectLuteranismopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIgreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)pt_BR
dc.subjectReligious Truthpt_BR
dc.subjectSøren Kierkegaardpt_BR
dc.subjectLutheranismpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectEvangelical Lutheran Church of Brazil (ELCB)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.title“E conhecereis a verdade”: a comunicação da mensagem religiosa ielbiana na primeira década após o centenário (2004-2014)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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