https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4721
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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theogeneseugeniofigueiredo.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | “Fogo no encosto” ... porque “esta igreja vai subir”: uma análise dos discursos das canções comunitárias da Igreja Universal do Reino de Deus como expressões recontextualizadas da Religiosidade Matricial Brasileira |
Autor(es): | Figueiredo, Theógenes Eugênio |
Primeiro Orientador: | Dias, Zwinglio Mota |
Membro da banca: | Huff Júnior, Arnaldo Érico |
Membro da banca: | Noé, Sidnei Vilmar |
Membro da banca: | Lakschevitz, Eduardo |
Membro da banca: | Cunha, Magali do Nascimento |
Resumo: | A presente pesquisa se ocupa da análise dos conteúdos do canto comunitário, a canção religiosa popular, ocorrente nos rituais do grupo religioso Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) procurando identificar neles a prevalência dos elementos constitutivos e característicos da religiosidade matricial brasileira. Foram consideradas como premissas a existência de uma religiosidade matricial brasileira resultante da confluência e amálgama das culturas indígenas, ibero-americanas e africanas; a sincretização em contexto pentecostal-evangélico desses elementos da religiosidade popular na constituição da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fato que possibilitou o seu rápido florescimento nas últimas décadas; a realidade da utilização do canto comunitário como forma expressiva e impressiva nos rituais religiosos; e, o fato de os textos das canções religiosas apresentarem descrições e prescrições da religiosidade de uma comunidade. Para atingir o objetivo foi necessário definir, avaliar e conjugar algumas ferramentas de análise. Foram utilizadas as ferramentas de análise da canção popular propostas por Luiz Tatit, da análise da canção religiosa propostos por Harry Eskew & Hugh McElrath e David Music & Milburn Price, da Análise do discurso propostos José Luiz Fiorin e de Eni Puccinelli Orlandi e das formas simbólicas propostos por Susanne K. Langer. |
Abstract: | This research deals with the analyze of the community singing’s content, the popular religious song, occurrent in the rituals of the religious group Universal Church of the Kingdom of God (UCKG), trying to identify in them the prevalence of the components and features of the Brazilian religious matrix. As assumptions, were considered the existence of a Brazilian religious matrix resulting from the confluence and amalgamation of indigene, Latin American and African cultures; the syncretization of those elements of the popular religion in the constitution of the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG), in the evangelical-Pentecostal context, a fact which enabled its fast growth in the last decades; the reality of the use of community singing in an expressive and impressive way in the religious rituals; and the fact that the texts of religious songs are descriptions and precepts of a given community’s religiousness. To achieve the purpose it was necessary to define, evaluate and combine some analysis tools. The tools used were the analysis of the popular song proposed by Luiz Tatit, the analysis of the religious song proposed by Harry Eskew & Hugh McElrath and David Music & Milburn Price, the discourse analysis proposed by José Luiz Fiorin and Eni Puccinelli Orlandi, and the analysis of the symbolic forms proposed by Susanne K. Langer. |
Palavras-chave: | Religiosidade Música |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4721 |
Data do documento: | 30-Jul-2010 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciência da Religião (Teses) |
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