https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4645
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
luisclaudiocostafajardo.pdf | 5.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Reflexos Poéticos: diálogos entre Apollinaire, Neoconcretismo, Poema/Processo e a poesia eletrônica de Erthos Albino de Souza, Fernando Nabais, Giselle Beiguelman e Rui Torres |
Autor(es): | Fajardo, Luís Cláudio Costa |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Rogério de Souza Sérgio |
Membro da banca: | Pires, André Monteiro Guimarães Dias |
Membro da banca: | Cristófaro, Ricardo de |
Membro da banca: | Rodrigues, Carlos de Azambuja |
Membro da banca: | Petry, Luís Carlos |
Membro da banca: | Sequeira, Rosane Preciosa |
Resumo: | Esta tese sustenta a hipótese de que o Neoconcretismo e o Poema/Processo, movimentos artísticos e poéticos brasileiros, introduziram conceitos estéticos capazes de fundamentar uma abordagem crítica para a poesia eletrônica. Tal abordagem baseia-se na identificação de três pontos fundamentais comuns entre os movimentos citados e os poemas eletrônicos: a fusão entre os signos verbal e visual na poesia, o corpo físico do espectador como agente na fruição estética e a participação do leitor em processos de criação poética. A investigação teórica realiza-se através da análise de poemas eletrônicos de autores brasileiros e portugueses. Nesta perspectiva, são investigadas as relações destas experiências poéticas eletrônicas com poemas visuais representantes das vanguardas artísticas europeias do início do século XX e com os movimentos pós-concretistas no Brasil, mais especificamente, o Neoconcretismo e o Poema/Processo. O corpus é formado por experiências poéticas eletrônicas de Erthos Albino de Souza, Fernando Nabais, Giselle Beiguelman e Rui Torres. |
Abstract: | This doctoral dissertation tries to prove the hypothesis that Neoconcretism and Process Poetry, Brazilian artistic and poetic movements, introduced aesthetic concepts capable of justifying a critical approach to electronic poetry. This approach is based on identifying three fundamental common points between the aforementioned movements and electronic poems: the encounter between the verbal and visual signs in poetry, the physical body of the viewer as agent in aesthetic fruition and the reader´s participation in the creating poetic process. The theoretical research was carried out through the analysis of some Brazilian and Portuguese electronic poems. From this perspective, we attempted to investigate the relationships between the poetic experiences with electronic visual poems which represent the European avant-garde movements of the early twentieth century and the post-concretists movements in Brazil, more precisely Neoconcretism and and Process Poetry. The corpus is made up by some electronics poetic experiences created by Erthos Albino de Souza, Fernando Nabais, Giselle Beiguelman, and Rui Torres. |
Palavras-chave: | Crítica literária Poesia brasileira Poesia eletrônica Poesia visual Literary criticism Brazilian poetry Electronic poetry Visual poetry |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4645 |
Data do documento: | 30-Abr-2014 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) PROQUALI - Teses |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.