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Tipo: Dissertação
Título: O lugar da gramática no ensino de gêneros textuais: o modelo didático aponta um caminho
Autor(es): Barbosa, Gisele de Oliveira
Primeiro Orientador: Lima, Carmen Rita Guimarães Marques de
Membro da banca: Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
Membro da banca: Bronzato, Lucilene Hotz
Resumo: Com as mudanças realizadas nos documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa (LP) no final do século 20, apontando o texto como objeto de estudo e não mais a gramática “pura”, e com a disseminação de novas teorias de ensino, baseadas numa concepção de linguagem entendida como algo dinâmico e que se realiza na interação social entre os indivíduos, surge entre os professores de LP uma inquietação: Qual o lugar da gramática quando se adota uma perspectiva de ensino centrada nos gêneros textuais? A dificuldade em responder a essa pergunta pode levar os professores de língua materna a dois caminhos diferentes na definição, em seus planos de ensino, de que conteúdos trabalhar: centrar-se nos estudos gramaticais (refletindo a prevalência de uma longa tradição entre os professores de LP) ou excluir por completo a gramática (na busca de adequação, ainda que erroneamente, a um novo modelo de ensino). Defendendo que nenhum desses dois caminhos seja a melhor escolha a ser feita, este trabalho tem como objetivo principal a construção e a testagem de um modelo didático do gênero textual resenha crítica de livro, buscando orientar professores de Língua Portuguesa na elaboração de diferentes sequências didáticas e, também, apontando-lhes um caminho que mostre o lugar dos estudos gramaticais quando se tem o estudo dos gêneros textuais como foco em sala de aula. Para tanto, partimos da construção de um modelo didático do gênero resenha crítica de livro, que gerou uma sequência didática, a qual foi aplicada em uma classe de 8º ano de uma escola pública de Juiz de Fora - MG. Nossa intenção foi a de estudar que aspectos linguísticos emergem de tal gênero e quais deles são transponíveis para a sala de aula, observando de que maneira o estudo gramatical pode ser inserido nesse contexto. Para embasar nosso trabalho, discutimos as diretrizes apontadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998) e nos valemos das contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2005, 2006a, 2006b, 2009, 2010), no que diz respeito às suas concepções de linguagem; apresentamos o conceito de gênero textual de Bakhtin (1988, 2000, 2006); e utilizamos as definições de modelo didático e sequência didática, apresentados por Schneuwly & Dolz (2011). Com esta pesquisa esperamos, assim, contribuir com ferramentas pedagógicas que auxiliem os professores de Língua Portuguesa a transpor as teorias que embasam os documentos oficiais para a prática de sala de aula, para que estes o façam de maneira mais consciente e autônoma.
Abstract: With the changes realized in the guiding documents of the Portuguese Language teaching at the end of the 20th century, pointing the text as the object of study and not the pure grammar anymore; and the dissemination of new theories about teaching adopting a conception of language understood as dynamic thing which is realized in the social interaction between individuals, rises between Portuguese teachers a restlessness: What is the place of the grammar study when we adopt a teaching perspective focused in the textual genres? The difficulty to answer this question can lead mother tongue teachers to two different ways in the definition, in their teaching planning, of what contents to work: focus on grammar studies (reflecting the prevalence of a great tradition among the Portuguese teachers) or fully exclude the grammar study (reaching for adequacy, even though erroneously, to the new model of teaching). Arguing that none of this ways are the best chose to be done, this study aims to build and test a didactic model of the textual genre critical reviews of books, searching for guide Portuguese teachers in the developing of various didactic sequences and also pointing a way that shows the place of linguistic reflection in the textual genres study in the classroom. To do this, we started from the building of a didactic model of the critical book review, which generates a didactic sequence, implemented in a 8th grade class, at a public school, in Juiz de For a – MG. Our intention is perceive what linguistic reflections rise from this genre and which of them are transposable to the classroom, observing in which way the grammar study is inserted in this context. For supporting this work, we discussed the guidelines pointed by the National Curricular Parameters – PCNs (1998) and we use the contributions of de Social Discursive Interactionism from Bronckart (2005, 2006a, 2006b, 2009, 2010), concerning to the conception of language; we introduce the concepts of Textual genres from Bakhtin (1988, 2000, 2006); and we use the definitions of didactic model and didactic sequence, made by Schneuwly & Dolz (2011). With this research, we aim to contribute with pedagogic tools that help Portuguese teachers to transport to the classroom the theories that support the official documents, allowing them to do this consciously and autonomously.
Palavras-chave: Gêneros textuais
Modelo didático
Sequência didática
Gramática
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4623
Data do documento: 28-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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