Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4602
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabianachiainideoliveiraalmeida.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tagliati, José Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709003E8pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705154Y6pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Emanuel José Reis de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790431Y4pt_BR
dc.creatorAlmeida, Fabiana Chiaini de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4463601U5pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-19T14:46:20Z-
dc.date.available2017-05-19-
dc.date.available2017-05-19T14:46:20Z-
dc.date.issued2017-02-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4602-
dc.description.abstractThe present study aimed to call high school students’ interest to the learning of oscillations and waves, particularly considering the phenomenon of resonance. We seek to develop a solid study for a more effective learning about such content, leading to the perception of the importance of the correlation between school subjects and the exercise of citizenship. Therefore, we use a feature inherent to every human beings, wherever they are: their feelings, their wishes, their desires, that always need to appear; to take shape. One of these ways is the art, specifically the performing arts, a subject about which we have been reflecting, through the light of the great exponents in the area, as Augusto Boal, Bertolt Brecht, among others, who were great reference to us. This way, we have been taking the theatrical performance to the classroom as a methodological alternative to the teaching of Physics, approaching the contents of oscillations and waves. We aim thus to seek for a kind of teaching, which is incorporated into the civic activity and critical analysis, in order to motivate and call the attention of the students and the communities involved to the scientific knowledge. We also have, as a support, the so-called progressive pedagogy, which emerged in the United States in the 1920s, with John Dewey, and which became the essence of Paulo Freire's work in Brazil. The application of traditional evaluation, with multiple choice questions and essay ones, was used to measure the utilization rate of students, regarding the content taught in this investigation. The results obtained, both, in the behavior of students in the classroom, and in the exposed evaluation responses, were satisfactory from the standpoint of our expectations, that is, students respond critically and consciously when they realize there is sense in the learning strategies in which they are involved. Therefore they can link the subject content to their lives, and this allows learning to occur in a more effective and tangible way. We hope that this work serves as a model to be used by other teachers and that actions such as these can be implemented more systematically in schools.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo despertar o interesse de alunos do ensino médio para o conteúdo de oscilações e ondas, em particular abordando o fenômeno da ressonância. Buscamos desenvolver bases sólidas para uma aprendizagem mais efetiva no referido conteúdo, induzindo a percepção da importância da correlação entre disciplinas escolares e o exercício da cidadania. Para tanto, utilizamos um recurso inerente a todo e qualquer ser humano, onde quer que esteja: seus sentimentos, suas vontades, seus anseios, que a todo o momento necessitam se manifestar, tomar forma. Uma dessas formas é a arte, mais especificamente as artes cênicas, assunto sobre o qual nos debruçamos à luz de grandes expoentes na área como Augusto Boal, Bertold Brecht, dentre outros, que nos serviram de referência. Levamos assim a encenação teatral à sala de aula como uma alternativa metodológica para o ensino de física, abordando o conteúdo de oscilações e ondas. Visamos assim buscar um ensino incorporado à atividade cidadã e à análise crítica, com o intuito de motivar e despertar para o conhecimento científico, os alunos e as comunidades envolvidas. Também nos apoiamos na chamada pedagogia progressista, surgida nos Estados Unidos, na década de 1920, com John Dewey, e que se tornou a essência do trabalho de Paulo Freire no Brasil. A aplicação de uma avaliação tradicional, com questões de múltipla escolha e discursivas, foi utilizada para medir o índice de aproveitamento dos estudantes no conteúdo ministrado nessa investigação. Os resultados obtidos tanto no comportamento dos estudantes em sala de aula, quanto nas respostas expostas na avaliação foram satisfatórios sob o ângulo de nossas expectativas, ou seja, os estudantes respondem de forma crítica e consciente quando percebem sentido nas estratégias de aprendizagem nas quais estão envolvidos. Por conseguinte, conseguem atrelar os conteúdos às suas vidas, permitindo assim que a aprendizagem ocorra de forma mais efetiva e palpável. Esperamos assim que este trabalho possa servir de modelo a ser utilizado por outros professores e que ações como essas possam ser implementadas de forma mais sistemática nas escolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro científicopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectRessonânciapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectScientific Theatrept_BR
dc.subjectPhysical Teachingpt_BR
dc.subjectResonancept_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleO teatro científico como alternativa metodológica no ensino de física para a aprendizagem do conteúdo de oscilações e ondaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.