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Type: Dissertação
Title: Dilma Bolada x Dilma Rousseff: a construção da imagem da presidente na Copa do Mundo do Brasil
Author: Costa, Alexandre Augusto da
First Advisor: Leal, Paulo Roberto Figueira
Co-Advisor: Pereira, Aline Andrade
Referee Member: Fernandes, Carla Montuori
Referee Member: Oliveira, Luiz Ademir de
Resumo: A adaptação do campo político à lógica da mídia trouxe implicações graves à representação democrática. Autores como Schwartzenberg (1977), Leal (2002) e Gomes (2004) argumentam que, ao construir uma imagem pública de si, os agentes políticos assumem personagens em prejuízo das questões programáticas dos partidos e das pautas urgentes da sociedade. Ao considerarmos que estamos inseridos em uma sociedade midiatizada em que há um desencanto dos eleitores com os representantes, e que a política caminha a uma personalização, interessa-nos saber, neste trabalho, como isto ocorre no ambiente das Redes Sociais na Internet (RSIs). Para tanto, investigamos as fanpages do Facebook Dilma Rousseff (oficial) e Dilma Bolada (fictícia) no decorrer da Copa do Mundo do Brasil em 2014. A hipótese levantada é que ambas desempenharam um papel importante, numa relação de complementariedade, no processo de construção simbólica de uma imagem positiva de Dilma (não apenas na dimensão política, mas também em relação às supostas qualidades pessoais). Por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977) atualizamos as categorias das personagens políticas de Schwartzenberg (1977) com o intuito de identificar qual a principal imagem pública de Dilma Rousseff na Copa. A pesquisa nos permite concluir que as fanpages se articularam durante a competição na construção de uma personagem que acompanhou a mandatária até o processo que culminou no impeachment.
Abstract: The adaptation of the political field to the logic of the media has had serious implications for democratic representation. Authors such as Schwartzenberg (1977), Leal (2002) and Gomes (2004) argue that in constructing a public image of themselves, political actors assume characters to the detriment of party programmatic issues and urgent societal agenda. When we consider that we are part of a mediated society in which there is a disenchantment of voters with representatives, and that politics is a personalization, we are interested in knowing, in this work, how this occurs in the environment of Internet Social Networks (RSIs). To do so, we investigated the fanpages of Facebook Dilma Rousseff (official) and Dilma Bolada (fictitious) during the World Cup in Brazil in 2014. The hypothesis raised is that both played an important role, in a complementary relationship, in the construction process Symbolic of a positive image of Dilma (not only in the political dimension but also in relation to the supposed personal qualities). Through the content analysis of Bardin (1977) we have updated the categories of the political characters of Schwartzenberg (1977) in order to identify the main public image of Dilma Rousseff in the Cup. The research allows us to conclude that the fanpages were articulated during the competition in the construction of a character that accompanied the agent until the process that culminated in the impeachment.
Keywords: Comunicação e poder
Dilma Bolada
Dilma Rousseff
Personalização
Representação política
Communication and power
Dilma Bolada
Dilma Rousseff
Personalization
Political Representation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4584
Issue Date: 13-Feb-2017
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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