https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4574
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thalitagoncalvesdarocha.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alvarenga, Nilson Assunção | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703175D2 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Veiga, Roberta Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707629A8 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silveira Júnior, Potiguara Mendes da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707079E5 | pt_BR |
dc.creator | Rocha, Thalita Gonçalves da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8705683H4 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-18T14:10:48Z | - |
dc.date.available | 2017-05-18 | - |
dc.date.available | 2017-05-18T14:10:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4574 | - |
dc.description.abstract | This research is based on the conection between the perspectives of Jacques Rancière and JeanLouis Comolli on the political potencial inside arts and movies as a way to discuss its expression in the ―documentary-dispositfs‖. It aims to highlight the purpose of editing in the political reflection. According to this objective, first, there is an editing process analysis which goes through and builds the documentary Rua de Mão Dupla (2002), split into three steps (approach, filming and editing), asking questions about knowledge sharing and risk through responsability and decision making; then, there is conversation about the questions that surfaced during the analysis through the creation of documental dispositif, related to the methodology of Experimental research in the media arts. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa parte de uma conexão entre as perspectivas dos autores Jacques Rancière e JeanLouis Comolli sobre o potencial político contido em práticas artísticas e no cinema para discutir sua expressão no "documentário-dispositivo". Sua abordagem intenciona destacar o lugar da montagem nesta reflexão política. Segundo este propósito, em um primeiro momento, apresenta-se uma análise do pensamento de montagem que percorre e constrói o documentário Rua de Mão Dupla (2002), dividida em três etapas (abordagem, filmagem e edição), lançando sobre esta questões sobre a partilha do logos e as decisões/responsabilidade pelo risco; em um segundo momento, as reflexões levantadas na análise são postas em diálogo na criação de um dispositivo documental, associada a metodologia da Pesquisa experimental em artes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos | pt_BR |
dc.subject | Documentários | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Montagem | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa experimental em artes | pt_BR |
dc.subject | Dispositifs | pt_BR |
dc.subject | Documentaries | pt_BR |
dc.subject | Politics | pt_BR |
dc.subject | Editing | pt_BR |
dc.subject | Experimental research in the media arts | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Dispositivos fílmicos e dispositivos sociais: o lugar da montagem no “documentário-dispositivo” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.