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Tipo: Dissertação
Título: A implementação do programa ensino médio inovador em uma escola estadual de Manaus: análise sobre o papel do professor articulador de projetos
Autor(es): Pinto, Elionay de Vasconcelos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Angélica Cosenza
Membro da banca: Bocchetti, André
Membro da banca: Moreira, Maria Cristina do Amaral
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado analisou o papel do (a) professor (a) articulador (a) de projetos e de sua equipe pedagógica no Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) em uma escola estadual de Manaus, Amazonas, no ano de 2013. O objetivo analítico desse estudo foi compreender como o professor articulador de projetos atuou no redesenho curricular proposto pela unidade educacional pesquisada, tendo em vista a prática de propostas pedagógicas interdisciplinares. Além disso, propôs-se um plano de ação educacional (PAE) que objetiva propiciar uma atividade reflexiva por parte desse ator, gerando uma visão renovada acerca do currículo e das práticas interdisciplinares, que devem reger a educação no ensino médio. Assumimos como problema, em relação ao caso em questão, a concepção e prática de interdisciplinaridade tomada como junção de professores (como multidisciplinaridade) e não como interação de tais professores e seus objetos de estudo, capazes de provocar o novo. A presente pesquisa caracteriza-se como estudo de caso com abordagem qualitativa e a metodologia de pesquisa se deu através da análise de documentos, além da análise e interpretação dos dados coletados por meio de questionário direcionado à equipe de implementação do PROEMI, a saber, o professor articulador de projetos e os (as) professores (as) coordenadores dos macrocampos (conjunto de ações pedagógicas em torno de um eixo temático gerador). Para subsidiar as análises foram utilizados como referenciais teóricos Fazenda (1998, 2003, 2011), Yared (1995), Morin (2003, 2005), Macedo (2014) e Rodrigues (2008), que abordam a interdisciplinaridade em seus aspectos escolares e educacionais. Ao término da pesquisa, encontramos como principais achados a falta de preparo da equipe de implementação para o trabalho interdisciplinar dentro das ações do Plano de Redesenho Curricular do PROEMI; a falta de ações dentro do Plano de Redesenho Curricular que conduzam a uma prestação de contas à comunidade escolar das ações e recursos financeiros do PROEMI; e a falta de acompanhamento e avaliação do programa no ambiente intraescolar. Diante disso, foi proposto no PAE ações voltadas para a formação continuada da equipe de implementação do PROEMI, uma culminância na forma de Feira Interdisciplinar do Programa Ensino Médio Inovador e a análise reflexiva das ações implementadas no âmbito do PROEMI, que venha a servir como acompanhamento e avaliação visando à melhoria contínua do programa.
Abstract: This thesis is developed in the scope of Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – PPGP (Professional Master in Management and Education Public Assessment) from Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Public Policies and Education Assessment Centre) of the Universidade Federal de Juíz de Fora (Federal University of Juiz de Fora) - CAEd / UFJF. The event of management to be studied will analyze the role of a project articulator teacher and its pedagogic staff during the program “Ensino Médio Inovador” (PROEMI), which took place in a state school in Manaus, Amazonas, at the year 2013. The analytical purpose of this study is to understand how project articulator teachers worked on curriculum redesign proposed by the educational unit chose for this research, in order to practice interdisciplinary educational proposals. Furthermore, we aim to develop an educational action plan that provides a reflective activity by the author of this thesis, generating a renewed vision of the curriculum and interdisciplinary practices that must direct education in high school. We assume as a problem, related to this case, the design and practice of interdisciplinarity taken as junction of teachers (multidisciplinary) and not as the interaction of these teachers and their subjects, capable of causing the new. This research is characterized as a case study with a qualitative approach and the research methodology was through the document analysis, as well as analysis and interpretation of data collected through questionnaire directed to the PROEMI implementation team, namely, articulator project teachers and macro fields coordinators teacher (set of educational activities around a generator thematic axis). To support the analyzes, it was used as theoretical background Fazenda (1998, 2003, 2011), Yared (1995), Morin (2003, 2005), Macedo (2014) and Rodrigues (2008), who discuss the interdisciplinarity in its schooling and educational aspects. At the end of the research, we found as main findings the lack of preparation of the implementation team for interdisciplinary work within the actions of the Curricular Redesign Plan of PROEMI; lack of actions within the Redesign Plan Curricular that lead to accountability to the school community of the actions and financial resources of PROEMI; and lack of monitoring and evaluation of the program in the intra-scholar environment. Therefore, it was proposed in PAE, actions for the continued training of the implementation team of PROEMI, a culmination in the form of Interdisciplinary Fair from Innovative High School Program and reflective analysis of the actions implemented under the PROEMI, which will serve as a monitoring and evaluation aiming the continuous improvement program.
Palavras-chave: PROEMI
Professor(a) articulador(a) de projetos
Interdisciplinaridade
PROEMI
Project articulator teachers
Interdisciplinary
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4488
Data do documento: 28-Nov-2016
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