https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4341| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| bárbarabellinidesales.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Participação social e argumentação no STF: o caso das políticas de ação afirmativa de acesso ao ensino superior |
| Autor(es): | Sales, Bárbara Bellini de |
| Orientador: | Andrade, Mario Cesar da Silva |
| Miembros Examinadores: | Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro |
| Miembros Examinadores: | Reis, Fellipe Guerra David |
| Resumo: | As audiências públicas foram recebidas com grande satisfação pela sociedade, pois eram vistas como uma chance de aproximação entre o Poder Judiciário e o povo, concretizando a ideia de democracia participativa. Esse instituto já era utilizado em outros âmbitos, com o objetivo de dar maior publicidade aos assuntos debatidos e também de possibilitar um maior controle por parte da sociedade das deliberações tomadas pelo Poder Público. No entanto, após exame das leis que regem a utilização deste instituto, percebe-se que sua previsão legal restringe-se à oferta aos Ministros de subsídios capazes de embasar suas decisões. Assim sendo, este trabalho pretendeu analisar qual a real influência dos argumentos apresentados pelos expositores convidados a comparecer à audiência pública, estudando as considerações trazidas pelos expositores e os votos proferidos pelos Ministros do STF na audiência sobre a constitucionalidade das políticas afirmativas de acesso ao ensino superior (RE 597.285 e ADPF nº 186). |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Audiências públicas Democracia participativa Políticas afirmativas Cotas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Direito |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4341 |
| Fecha de publicación : | 1-feb-2014 |
| Aparece en las colecciones: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
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