Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4222
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dayanecristinarochatinoco.pdf15.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739544D6pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Adriano Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276752U6pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Cristina Araujo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784896E6pt_BR
dc.creatorTinoco, Dayane Cristina Rocha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334918J9pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T13:24:48Z-
dc.date.available2017-05-11-
dc.date.available2017-05-11T13:24:48Z-
dc.date.issued2016-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4222-
dc.description.abstractThe present work refers to the construction of mathematical ideas related to Proportionality, given its importance as a fundamental mathematical concept for the mathematical formation of students in Basic Education. The theoretical framework of the research is based on the ecological perspective of knowledge, using as a methodology the bibliographic research allied to the Theory of Didactic Transposition. The methodological procedure was carried out from the analysis of four collections of textbooks of the second segment of Elementary School, each one representing the following respective decades: 1980, 1990, 2000 and 2010. An interview was also conducted with a book author whose collection was chosen to represent the decade of 2010. After the analysis of the textbooks and the interview, it was possible to detect the transformations that occurred in the teaching process, which began in the 1980s, as well as verifying which are the essential knowledge, or not, so that the theme Proportionality "survives" in the teaching manuals.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se à construção das ideias matemáticas relacionadas à Proporcionalidade, dada sua importância enquanto conceito matemático fundamental para a formação matemática dos estudantes na Educação Básica. O quadro teórico da investigação é fundamentado sob a perspectiva ecológica do saber, utilizando-se como metodologia a pesquisa bibliográfica aliada à Teoria da Transposição Didática. O procedimento metodológico foi realizado a partir da análise de quatro coleções de livros didáticos do segundo segmento do Ensino Fundamental, sendo cada uma delas representativas das respectivas décadas, a saber: 1980, 1990, 2000 e 2010. Também foi realizada uma entrevista com um autor de livro didático, cuja coleção foi escolhida para representar a década de 2010. Após a análise dos livros didáticos e da entrevista, foi possível detectar as transformações ocorridas no processo de ensino, cujo início tem o marco na década de 80, além de verificar quais são os saberes imprescindíveis, ou não, para que o tema Proporcionalidade “sobreviva” nos manuais de ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectPerspectiva ecológica do saberpt_BR
dc.subjectProporcionalidadept_BR
dc.subjectTeoria da transposição didáticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectMathematical Educationpt_BR
dc.subjectEcological perspective of knowledgept_BR
dc.subjectProportionalitypt_BR
dc.subjectTheory of didactic transpositionpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma abordagem ecológica envolvendo proporcionalidade na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.