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dc.contributor.advisor1Nogueira, Elza de Sá-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769093Y2pt_BR
dc.contributor.referee1Jorge, Gláucia Maria dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792367J0pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794294H3pt_BR
dc.creatorTorres, Simone Machado de Aguiar-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8124791T8pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-26T15:19:04Z-
dc.date.available2017-02-10-
dc.date.available2017-04-26T15:19:04Z-
dc.date.issued2015-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4185-
dc.description.abstractThis thesis aims to test mediation strategies in literary literacy of elementary school students. Using the action-researchmethodology, it was taken as an intervention scenario a 9th grade class of a public school in the city of Juiz de Fora - MG, in which there are actions that promote the work with literary reading, but we see that as not sufficient for effective literary literacy of students. We aimed, in the reading sharing, a possible way for the reading formation, compatible with the skills which is needed to be developed to enjoy satisfactory the literary text. Our research is based on Colomer (2007), who attributes the lack of taste for reading to the disappearance of sharing spaces, once enlivened in our society. Our proposal includes two sharing strategies: the reading circles and the social network Skoob. The formation of reading circles at school, as proposed by Cosson (2014), works as a space for dialogue and deepening of interpretations. The Skoob, a Brazilian collaborative virtual network aimed to those who like to read, acts as a sharing environment that is extended beyond the school. This two chosen strategies, reading circles and the social network, make possible the establishment of a readers community (CHARTIER,1999), at school providing even that students form or seek to form or seek for new communities, while literary interests are developed. Participation in these communities is critical to build us as readers. This work is linked to the macro project Sharing and intertextuality: mediation strategies in literary literacy (NOGUEIRA, 2014), developed through the Professional Master's Program in Letters – PROFLETRAS, integrating the line research Textual Reading and Production: social diversity and teaching practices. The results of this work aim that the reading sharing consists in a efficient way to promote the literary literacy of students.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho dissertativo pretende testar estratégias de mediação no letramento literário de alunos do Ensino Fundamental. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, tomamos como cenário de intervenção uma turma de nono ano de uma escola pública da cidade de Juiz de Fora - MG, na qual há ações que promovem o trabalho com a leitura literária, mas que constatamos não serem suficientes para um efetivo letramento literário dos discentes. Buscamos no compartilhamento de leituras um caminho possível para a formação leitora, compatível com as competências que é preciso desenvolver para fruir satisfatoriamente o texto literário. Fundamentamos nossa pesquisa em Colomer (2007), que atribui a ausência do gosto à leitura ao desaparecimento de espaços de compartilhamento, outrora vivificados em nossa sociedade. Nossa proposta engloba duas estratégias de compartilhamento: os círculos de leitura e a rede social Skoob. A formação de círculos de leitura na escola, tal como proposta por Cosson (2014), funciona como espaço de diálogo e aprofundamento das interpretações. O Skoob, rede virtual brasileira colaborativa voltada para quem gosta de ler, atua como ambiente de compartilhamento que se estende para além do espaço escolar. As duas estratégias escolhidas, o círculo de leituras e a rede social, possibilitam o estabelecimento de uma comunidade de leitores (CHARTIER, 1999) na escola, propiciando ainda que os discentes formem ou busquem novas comunidades, conforme os interesses literários se desenvolvam. A participação nessas comunidades é fundamental para nos constituirmos como leitores. Este trabalho dissertativo vincula-se ao macroprojeto Compartilhamento e intertextualidade: estratégias de mediação no letramento literário (NOGUEIRA, 2014), desenvolvido por intermédio do programa de Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS, integrando-se à linha de Pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. Os resultados desse trabalho indicam que o compartilhamento de leituras consiste em um caminho eficaz para promover o letramento literário dos discentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectCompartilhamento de leituraspt_BR
dc.subjectComunidade de leitorespt_BR
dc.subjectCírculo de leituraspt_BR
dc.subjectSkoobpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleLeitura compartilhada: estratégias de mediação no letramento literáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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